Connect with us

Nossa Cidade

Escolas públicas, orientadas por Alexandre Filiage, embelezam muros

O CEU (Centro de Artes e Esportes Unificados) Estação Cidadania – Cultura Thaís Fernanda Ribeiro, localizado na região do São Marcos, em Campinas, está de cara nova. O local ganhou 215 metros quadrados de obras de arte a céu aberto grafitadas pelo artista plástico Alexandre Filiage e por alunos de escolas públicas da cidade.

As pinturas, concluídas nesta segunda-feira, 11 de julho, são parte do projeto social Arte & Grafite, que tem como objetivo promover o acesso à cultura, lazer e entretenimento para a população infantojuvenil.

Aprovado pela Lei de Incentivo à Cultura do Estado de São Paulo (ProAC), por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa e com patrocínio da Panco, o projeto Arte & Grafite é realizado e organizado pela Perfectto Projetos e conta com apoio da Prefeitura de Campinas, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo.

A ação contou com a participação de alunos das escolas públicas EMEF/EJA Padre José Narciso Vieira Ehrenberg, situada no Jardim São Marcos, e da EMEF/EJA Profª Clotilde Barraquet Von Zuben, do Jardim Florence. “Os alunos fizeram a primeira etapa e o Filiage trabalhou por mais dez dias para concluir as pinturas. Temos muito orgulho desse projeto, porque ele proporciona oportunidades para que crianças e adolescentes das comunidades façam parte da revitalização dos espaços públicos. Com isso, além do contato com a arte, eles se sentem parte dessa construção e passam a ter mais zelo com os locais”, afirma Paulo Reis, organizador do projeto.

Alexandre Filiage trouxe a natureza para os muros do CEU. Na fachada, os olhos de uma coruja dão boas-vindas aos visitantes. Na parte interna, pinturas coloridas, com desenhos abstratos criados pelos alunos, compõem o cenário com os sete animais grafitados pelo artista: tartaruga, jacaré, onça, tucano, coruja e lagarto, além da coruja. Ainda no perímetro interno do CEU, duas grandes obras podem ser vistas por quem passa pelas ruas que cercam o espaço: uma arara e uma jaguatirica.

“Foi um grande prazer passar esse tempo com os alunos. É sempre muito gratificante ensinar arte para crianças e adolescentes e ver o brilho nos olhos de cada um deles. Muitos chegam a dizer que querem continuar aprendendo e isso nos enche de alegria, porque conhecemos o poder transformador da arte, que é uma de nossas principais formas de expressão”, ressalta Filiage.

Oficinas

Durante cinco dias, cerca de 120 crianças e adolescentes de 12 a 18 anos participaram de oficinas de grafite profissional ministradas pelo artista plástico, reconhecido internacionalmente pelas obras que retratam a fauna e a flora brasileira.

Os participantes tiveram aulas teóricas e práticas, nas quais aprenderam a história do grafite, como diferenciar grafite de pichação, quais são as técnicas tradicionais, como o uso de spray, e como aplicar a distância e a velocidade no seu uso. Ainda tiveram informações sobre que tipo de tinta usar, utilização de estêncil, aerógrafo, giz de cera, giz pastel, giz oleoso, e como é possível obter visão de profundidade nas obras.

Nas aulas práticas, todos utilizaram equipamentos de segurança como máscaras, luvas e óculos para evitar a inalação de produtos químicos.

Alexandre Filiage

As obras de Alexandre Filiage já são atração em Campinas. O artista também é responsável pelo painel de aproximadamente 180 metros quadrados pintado em um dos paredões laterais da avenida Aquidabã, próximo ao Bosque dos Jequitibás.

Filiage trabalhou como ilustrador publicitário em São Paulo e viveu nove anos na Espanha. Lá, teve contato com o trabalho de muralistas que o inspiraram a seguir a trajetória da pintura mural.

De volta ao Brasil, desenvolveu uma técnica de pintura multicolorida e de formas estilizadas, utilizando nas imagens plantas e animais típicos dos locais onde as obras são realizadas, com influência da Pop Arte e da ilustração norte-americana.

Sair da versão mobile