Nossa Cidade
Especialista em urologia pelo Mário Gatti é premiado em congresso europeu
O médico Dorival Duarte Jr, especialista em urologia pelo Hospital Municipal Dr. Mário Gatti, recebeu o prêmio de melhor trabalho em vídeo no Congresso Europeu de Cirurgia Robótica (ERUS 23), em Firenze, na Itália. É o maior congresso do continente europeu na área e reuniu, durante três dias, especialistas mundiais para conferências, discussões e demonstrações de cirurgias complexas ao vivo.
Duarte representou o Brasil e a América Latina e foi premiado pelo projeto “Realitatem: Realidade Mista em Nefrectomia Parcial Robótica”, desenvolvido no curso de mestrado na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. O prêmio foi entregue pelo professor Bernardo Rocco e pelo diretor da EAU Robotic Urology Section, Alberto Breda.
“Antigamente, a solução que tínhamos para o tratamento de tumor renal era radical, com a retirada do rim. Com anos, isso vem mudando e em vez de tirar o rim, conseguimos tirar apenas o tumor. A diferença agora é que estamos fazendo o procedimento com realidade aumentada e com uma via minimamente invasiva entregando os melhores resultados com excelente precisão ”, informa.
É uma tecnologia que facilita procedimentos minimamente invasivos nos rins, com assistência de um robô – uma máquina controlada pelo cirurgião, com braços onde são acoplados os instrumentos necessários para a cirurgia, e uma câmera que permite uma visão tridimensional do interior do abdome do paciente.
Junto a isso, há um meticuloso planejamento feito sobre a angiotomografia do abdome do paciente, onde um software converte a imagem 2D em tridimensional. Ela é projetada em forma de holograma na tela de visão do robô ou dos auxiliares cirúrgicos, que utilizam óculos especiais para enxergar objetos tridimensionais em realidade aumentada.
“É como se tivéssemos um mapa de navegação extremamente fiel à realidade durante a cirurgia no rim, para chegar ao local exato do tumor, poder extraí-lo e poupar o restante do órgão”, explica.
Duarte é formado na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), fez Residência de Urologia da Rede Mário Gatti em Campinas e concluiu o Fellowship em Urologia Robótica e Minimamente Invasiva pelo Hospital Moinhos de Vento e Ospedale San Luigi Orbassano (Turim/Itália) e está concluindo o mestrado na Universidade Federal do Rio Grande do Sul.