Nossa Cidade
Espetáculo infantil ensina sobre segurança no trânsito
Um grupo de amigos parte em uma divertida aventura em busca de respostas sobre como as crianças podem colaborar com a segurança no trânsito. A partir desta jornada, a peça teatral “Ir e Vir: Cidadão Consciente” ensina sobre mobilidade urbana, sustentabilidade e cidadania a cerca de 450 alunos do primeiro ciclo do Ensino Fundamental de sete escolas municipais.
O espetáculo está sendo encenado em duas sessões nesta sexta-feira, dia 17 de maio, no Teatro Bento Quirino, por meio de uma parceria entre a Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec), o Instituto CCR e a Secretaria Municipal de Educação, como parte da programação do Maio Amarelo, movimento intersetorial em defesa da vida no trânsito.
A primeira sessão, realizada pela manhã, contou com a participação de cerca de 250 estudantes. A previsão é que mais 200 alunos participem no período da tarde. A ação é direcionada a estudantes das escolas municipais “Orlando Carpino”, “Dr. Edson Luis Chaves”, “Dr. João Alves dos Santos”, “Maria Pavanatti Fávaro”, “Carmelina de Castro Rinco”, “Prof. Ednei Gori” e “Oziel Alves Pereira”.
As crianças foram envolvidas pela história de Gael (Ed Duran), Valentina (Sandra Régis) e Lucas (Gleyre Zanini), que contaram com a ajuda de Irevinda (Dani Loreto), Senhor Semáforo e Coninho numa aventura em busca do prêmio de “Cidadão Vigilante”.
Encenado pela Companhia de Teatro Parafernália de forma lúdica, interativa e musical, o espetáculo aborda conceitos de mobilidade urbana, segurança viária e cidadania, ensinando sobre os diferentes modos de deslocamento e uso adequado da infraestrutura (ciclovias, passarelas, semáforos, etc). A importância da mobilidade acessível e o papel de dispositivos como rampas e piso tátil para garantir deslocamentos seguros para todos também foram abordados.
Ao final do espetáculo, as crianças interagem com os atores em um divertido quiz, que testa a absorção dos temas trabalhados pelos personagens. Também foram distribuídas cartilhas do projeto “Ir e Vir – Cidadão Vigilante” contendo jogos, brincadeiras e informações sobre educação para mobilidade.
Professor do ensino fundamental na EMEF “Ednei Gori”, Cristiano Faria, destacou o caráter pedagógico da iniciativa. “Os temas abordados na peça são essenciais para reforçar os conceitos de mobilidade urbana e segurança viária que tratamos em sala de aula”, disse.
Em seus espetáculos, a Companhia de Teatro Parafernália mescla entretenimento e reflexão sobre questões sociais e ambientais. A peça “Ir e Vir: Cidadão Vigilante” é promovida por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura e tem o patrocínio do Instituto CCR, instituição privada sem fins lucrativos, criada em 2014, para gerenciar o investimento social do Grupo CCR.
Maio Amarelo 2024
O Maio Amarelo foi criado em 2014 pelo Observatório Nacional de Segurança Viária, em apoio à Década de Ação pela Segurança no Trânsito 2011-2020 da Organização das Nações Unidas (ONU). Neste ano, com o tema “Paz no trânsito começa por você”, o movimento propõe uma reflexão sobre o significado da paz e como ela pode guiar comportamentos mais seguros na circulação. A programação completa pode ser consultada no endereço http://www.emdec.com.br/maioamarelo.