Nossa Cidade
Estação BRS Maracanã do corredor BRT sofre ato de vandalismo
A estação BRS Maracanã do corredor BRT foi alvo de vandalismo. A estrutura, que fica no sentido Centro – bairro, foi pichada no primeiro dia de operação da nova linha 218 – Terminal Itajaí / Terminal Campo Grande (semiexpresso), que faz a ligação rápida entre os dois terminais urbanos. A constatação ocorreu na manhã desta sexta-feira, dia 19 de janeiro.
“É lamentável essa situação. A população é quem sempre perde com esse tipo de ato criminoso. Um espaço novo, de grande utilidade, que vai beneficiar e trazer mais qualidade aos usuários do transporte coletivo, sofre com ato de vandalismo, logo no primeiro dia de uso”, lamenta o presidente da Emdec, Vinicius Riverete.
No ano passado (2023), a Emdec gastou mais de R$ 200 mil com a manutenção das estruturas das estações BRT que foram vandalizadas. Foram 73 ocorrências. “É um custo alto para a sociedade. O valor poderia ser investido em outras melhorias para os usuários do transporte”, afirma Riverete.
A Emdec irá refazer a pintura no local pichado e estuda medidas para evitar que tal tipo de situação volte a ocorrer, como a grafitagem dos espaços.
Maracanã, Santa Clara e Concórdia
Junto com a operação da nova linha, as três estações BRS do Corredor BRT Campo Grande – Maracanã, Santa Clara e Concórdia – entraram em operação. Nos últimos dias, a Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) fez uma força-tarefa para revitalizar os espaços e entregá-los em perfeitas condições de uso. Todas as seis estruturas (são duas estações em cada sentido: Centro – bairro, bairro – Centro) foram pintadas, receberam ligação de energia elétrica e iluminação, os bancos foram pintados, os espaços receberam nova comunicação visual, faixas informativas e foram lavadas.
As três estações BRS eram as últimas infraestruturas do Corredor BRT Campo Grande que faltavam entrar em operação.
Operação da linha 218
Apesar do episódio da pichação da estação Maracanã, o início de operação da nova linha 218 foi tranquila, sem outros incidentes. A linha faz a ligação, direta e rápida, entre os terminais Itajaí e Campo Grande.
Com característica semiexpressa e alimentadora, ela também proporciona aos usuários a integração com as linhas BRT20 (paradora) e BRT21 (semiexpressa).
Além de atender aos dois terminais urbanos, a nova linha faz parada nas três estações BRS do Corredor BRT Campo Grande: Maracanã, Santa Clara e Concórdia.
A linha 218 opera nos dias úteis; e, também, aos sábados, domingos e feriados. Com um ônibus vinculado à frota, o intervalo entre as viagens é de 20 minutos. O tempo de deslocamento entre os dois terminais é de cerca de 10 minutos.
O primeiro horário começa às 4h15, no Terminal Itajaí. E o último horário à 1h05, no Terminal Campo Grande.
Confira, AQUI, a Ordem de Serviço (OS) com os horários e itinerários da linha 218.