Nossa Região
Estado atende pedido de Campinas e amplia leitos infantis em Sumaré
A Secretaria de Estado da Saúde anunciou nesta quarta-feira, 10 de maio, a abertura de 10 novos leitos de enfermaria pediátrica no Hospital Estadual de Sumaré (HES). Com isso, a unidade hospitalar passa oferecer 20 vagas de enfermaria para crianças. A medida é uma reivindicação antiga do prefeito Dário Saadi, que pedia a ampliação das estruturas infantis desde o ano passado. “Agradeço ao governador Tarcísio de Freitas, ao vice Felício Ramuth e ao secretário de Estado da Saúde, Eleuses Paiva, por atenderem à minha solicitação”, disse.
Em março deste ano, o prefeito se reuniu com o secretário de Estado de Saúde e teve o pedido acatado. A solicitação foi feita por Campinas ser um polo de saúde e receber pacientes de toda a região.
O anúncio dos leitos foi feito pelo governador em exercício, Felício Ramuth, e o secretário de Estado da Saúde, Eleuses Paiva, no HES. A expectativa do governo estadual, com os novos leitos, é de um reforço aos atendimentos cirúrgicos eletivos e de urgência e suporte à UTI pediátrica da unidade, ampliando a capacidade para 500 procedimentos anuais para crianças.
“Não vamos medir esforços para continuar a investir na saúde”, disse Felicio.
Eleuses Paiva destacou o impacto das novas instalações em Sumaré. “Essa ampliação, além de aumentar a capacidade de atendimento às crianças da região de Campinas, vai ajudar as outras unidades de saúde a não ficarem sobrecarregadas”, disse.
Além da ampliação para 20 leitos clínicos, o HES possui seis UTIs pediátricas, 12 leitos de UTI neonatal e dez vagas semi-intensivas de atendimento neonatal.
“Campinas fez um esforço da ampliação da capacidade instalada de leitos dos serviços de internação pediátrica. Neste momento, trabalhamos com o maior número de leitos infantis no SUS municipal. São 36 leitos de UTI, 80 de enfermaria e 30 de neonatologia. Campinas é um polo de saúde, recebe casos de outros municípios e precisamos garantir ampliação do acesso também na região”, disse o prefeito Dário Saadi.