Nossa Cidade
Estado reconhece ação de Campinas contra tuberculose em pacientes com HIV
Campinas foi reconhecida pela Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo por sua efetividade na realização de testes de HIV em pacientes com diagnóstico de tuberculose (tb). Com testes em mais de 90% dos casos, o município recebeu neste mês de novembro um certificado de menção honrosa da Divisão de Tuberculose, responsável por avaliar anualmente os dados de vigilância epidemiológica referente à tuberculose nos municípios do Estado.
A menção foi encaminhada ao Departamento de Vigilância em Saúde (Devisa) da Secretaria Municipal de Saúde. O serviço é responsável pela vigilância epidemiológica da tb por meio do monitoramento da situação e da tendência da doença no município. O setor trabalha com indicadores para avaliação da necessidade de novas estratégias para o controle da doença.
Os números da Secretaria de Saúde de Campinas confirmam o fato. Em 2022, até outubro, dos 261 casos de tb diagnosticados, 241 foram testados para o HIV: 93% de efetividade. A tendência permanece no período de pandemia de covid-19. Em 2021, dos 270 casos, foram testados 253 para HIV: 94% de efetividade; e em 2020, dos 311 casos, foram feitos 287 testes de HIV, com resultado de 92,2% de alcance.
O certificado atesta que Campinas segue as recomendações para o controle da tb no Brasil, que preconizam que todo paciente com diagnóstico da doença também seja testado para o HIV. De acordo com a coordenadora de Vigilância de Agravos e Doenças do Devisa, Daiane Cristina Pereira Morato, a orientação é que o teste de HIV seja realizado o mais rapidamente possível, preferencialmente no diagnóstico da doença. “Isso é importante uma vez que a tuberculose é a principal causa de mortalidade entre pacientes com aids e a detecção precoce permite tratar a doença com antirretrovirais, reduzindo o impacto da coinfecção”, afirmou.
A importância do papel da Atenção Primária à Saúde (APS) na condução dos casos foi destacada pela coordenadora. O município tem como estratégia na rotina dos Centros de Saúde a realização de testes rápidos para HIV em casos de tb. O procedimento é realizado sempre com o consentimento do paciente e observando o sigilo e a confidencialidade.
O resultado sai em 15 minutos e as equipes estão preparadas para orientar e acolher os pacientes em suas dúvidas. “Caso o resultado para o HIV seja positivo, a pessoa é encaminhada para o serviço do Centro de Referência (CR) – IST/HIV/AIDS, onde seguirá com o tratamento e terá acesso a acompanhamento clínico, laboratorial e uso de antirretrovirais”, contou Daiane.
Além das unidades básicas, em Campinas, o Consultório na Rua, parceria da Secretaria de Saúde com o Serviço de Saúde Dr. Cândido Ferreira, também tem um papel fundamental para o acompanhamento da população em situação de rua. A equipe do serviço monitora os casos de pacientes com tb, realiza a testagem para HIV, fornece as medicações para o tratamento e, se necessário, encaminha para internações ou serviços de referência.