Nossa Cidade
Estudantes do Parque Oziel alertam sobre os perigos da dengue
Alunos da escola municipal de Ensino Fundamental (Emef) Oziel Alves Pereira ocuparam as ruas do Parque Oziel para despertar a comunidade sobre os problemas causados pelo mosquito Aedes aegypti, e a necessidade da participação da população para amenizar os riscos das doenças transmitidas pelo inseto: a dengue, o Zika Vírus e a Chikungunya. O evento é parte das providências de mobilização cidadã do Comitê Gestor Municipal de combate às Arboviroses.
A passeata aconteceu na manhã da última sexta-feira, 17 de novembro, e mobilizou cerca de 600 estudantes da unidade. “Para construir uma escola de todos, com todos e para todos, precisamos de todo apoio e envolvimento da comunidade escolar” afirmou Aziz Júlio Salles Ramos, diretor da unidade, localizada no bairro da região Sul de Campinas.
Os estudantes caminharam por quase uma hora pelo entorno da escola, segurando cartazes e cantando ao som de baterias, bumbos e clarins o “grito de guerra” elaborado pelos alunos.
“Oziel, Oziel! Se afaste do mosquito porque ele é cruel! Limpe a rua, a calçada e o quintal. Vamos juntos nessa luta acabar com esse mal”, bradavam os integrantes. O grupo carregou os cartazes com mensagens e informações sobre o problema da dengue e distribuíram panfletos para os moradores e comerciantes do bairro.
O diretor da Emef Oziel Alves Pereira também ressaltou a importância de informar e construir ações ao lado da população pela saúde e segurança de todos os moradores. “A passeata nos traz um contato direto com todo o bairro e nos ajuda a orientar as crianças com ações possíveis em seu convívio familiar para garantir a diminuição da dengue em nossa região”, explicou Aziz Ramos.
A população aderiu e acompanhou a mobilização dos alunos. Panfletos foram fixados em pontos comerciais do bairro para que a mensagem continue sendo lembrada aos moradores.