Nossa Cidade
Estudantes participam da Exposição temática na Estação Ambiental Joaquim Egídio
Com a participação de cerca de 200 alunos da Escola Estadual Francisco Barreto Leme, as secretarias de Saúde e Defesa Civil abriram na manhã desta sexta-feira, 10 de novembro, a exposição temática sobre Saúde Única na Estação Ambiental de Joaquim Egídio. O evento celebra o Dia Mundial da Saúde Única, comemorado no dia 3 de novembro, em uma abordagem que une a Saúde Humana, Saúde Animal e Meio Ambiente. Neste sábado, 11 de novembro, a exposição será aberta ao público geral, das 9h às 13h. O endereço da Estação é rua Manoel Herculiano da Silva Coelho, nº 214, no Distrito de Joaquim Egídio.
O evento tem como base o tema de Vigilância em Saúde Ambiental Relacionada a Populações Expostas aos Desastres Naturais (Vigidesastres). Os alunos tiveram acesso a uma exposição temática com informações preventivas para o período das chuvas, como proteção de doenças e acidentes com animais peçonhentos em alagamentos, qualidade e consumo de água, alterações climáticas, meio ambiente e preservação cultural.
Além da Sáude e da Defesa Civil, as secretarias do Verde e Desenvolvimento Sustentável, da Cultura e Turismo, Sanasa e a Subprefeitura de Joaquim Egídio também estão participando. Cada um desses serviços contou com um estande individual na exposição.
O coordenador de projetos e educação ambiental da Secretaria do Verde e Desenvolvimento Sustentável, Amandi Rodelli, destacou a integração de vários segmentos no projeto: “Cada estande vai abordar uma temática dentro dessa grande área da saúde única. Está tudo interligado, tanto a questão da saúde, quanto o meio ambiente.” A coordenadora de vigilância em saúde ambiental, Elen Fagundes, também destacou a importância do projeto: “É muito importante que a gente leve temas de orientação e informação para escolas e comunidades locais, no sentido da preservação da biodiversidade.”
O professor de história da Escola Estadual Francisco Barreto Leme, Fabiano Ferrari, elogiou a iniciativa: “Quando acontecem essas visitas técnicas, é muito interessante e aguça a curiosidade e o interesse dos alunos sobre o tema. Os estandes foram muito informativos, legal ver que as crianças e professores estão interagindo e participando de todo o projeto.” Destacou o professor.