Nossa Cidade
Estudantes que receberam óculos da Fumec sentem diferença no aprendizado
Maria do Socorro da Silva tem 58 anos e usa óculos desde os 30 anos. Aluna do programa de Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJA) Anos Iniciais, ela possui glaucoma, é diabética e, desde o diagnóstico, percebe que vem perdendo a visão. “O grau dos meus óculos é muito alto e aí fica muito caro. Eu estava sem condições de comprar”, complementa a estudante.
Com ajuda da Fundação Municipal de Educação Comunitária (Fumec), ela voltou a se sentir melhor, consegue ler, estudar e fazer as tarefas cotidianas. É que o programa de Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJA) Anos Iniciais realiza uma ação para distribuição de armações de óculos e lentes de grau aos seus alunos. “Eu estou me desenvolvendo bastante. Sobre os óculos, só tenho gratidão. Foi muito bacana. Eu estava com minha vista muito ruim, muito cansada. Agora eu consigo enxergar as coisas bonitas como elas são”, conta Maria.
O último mutirão de distribuição de lentes e armações foi no mês de abril. Assim como Maria, outros alunos também relatam a dificuldade que tinham em se desenvolver nos estudos, acompanhar as aulas e também realizar tarefas cotidianas devido à falta de atualização de seus óculos.
A lei
Alunos do Centro de Educação Profissional de Campinas (Ceprocamp) também são beneficiados pela iniciativa, que busca facilitar a escolha das armações para aqueles que já possuem receita médica, e beneficia alunos em situação de pobreza ou extrema pobreza, conforme previsto na Lei nº 16.308, de 2022, sancionada pelo prefeito Dário Saadi, sendo uma atualização da lei nº 14.795, de 2014, ampliando o benefício, que antes atendia 1,5 mil e agora passa a atender quase 5 mil pessoas.
A lei de entrega de óculos beneficia o aluno de baixa renda que precisa de lentes de grau, melhorando o processo de aprendizagem e evitando, muitas vezes, evasão escolar. Os óculos são produzidos a partir da receita médica levada pelo aluno e a armação é escolhida por ele, entre os modelos disponíveis.