Nossa Cidade
Estudantes saem às ruas para celebrar Dia Mundial da Água
Com o tema “Da nascente à foz: um ciclo que garante a vida”, estudantes das escolas estaduais Francisco Barreto Leme (Joaquim Egídio) e Dr.Thomas Alves (Sousas) saíram em passeata na manhã desta sexta-feira, 22 de março, para celebrar o Dia Mundial da Água.
O evento foi programado pela Coordenadoria de Projetos e Educação Ambiental da Secretaria do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SVDS) com o objetivo de sensibilizar os participantes sobre a importância da água para a vida no Planeta e da importância dos trabalhos de preservação e recuperação de nascentes.
Os estudantes participaram de uma série de atividades como jogos, plantio, apresentação de vídeos e outras dinâmicas pedagógicas. O secretário da SVDS, Rogério Menezes, estave presente para discutir o tema com as crianças e adolescentes.
“Das 2.313 nascentes existentes em Campinas, 1.326 (quase 60%) estão concentradas na região da APA Campinas. Por isso, trabalhamos a sensibilização dessa geração para a importância de se preservar e recuperar esses recursos tão caros à vida”, disse Menezes.
Depois das atividades na Estação Ambiental, os estudantes seguiram para o espaço de educação ambiental do restaurante Vila Paraíso que, em parceria com a Prefeitura, levou o grupo para fazer trilha por um trecho de mata com nascentes.
Centro de Educação Ambiental
As comemorações do Dia Mundial da Água seguem hoje à tarde, com a formalização do Centro de Conhecimento da Água, no Parque Jambeiro, como Centro de Educação Ambiental. Com a ação, o local, administrado pela Sanasa, passará a ter um cronograma de atividades voltadas para a educação ambiental de crianças, jovens e adultos focada no tema água, desde a nascente até o processo de captação e uso consciente.
O evento terá início às 15h e contará com a presença do secretário da SVDS Rogério Menezes, que fará uma palestra a cerca de 100 alunos convidados da escola estadual Professor Pedro Salvetti Filho. Esta será a primeira atividade oficial do Centro de Educação Ambiental Centro de Conhecimento da Água (CEA-CCA).
O CEA-CCA tem por objetivo ser um local educativo e de pesquisa, visando a conscientização da importância da preservação da água e do meio ambiente das bacias hidrográficas entre crianças, jovens e adultos.
Os Centros de Educação Ambiental estão previstos no Plano Municipal de Educação Ambiental, o qual prevê, no mínimo, quatro desses espaços no município. O primeiro deles, na Mata Santa Genebra, foi inaugurado em abril de 2018. O Bosque dos Jequitibás, na região central, também ganhará o status de CEA em breve. Cada espaço educativo desenvolve temas de acordo com a sua vocação.