Connect with us

Nossa Cidade

Estudantes são foco de ações educativas de olho no futuro da mobilidade urbana

A Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) está de olho no futuro da mobilidade urbana e com esse objetivo mantém uma série de ações voltadas às novas gerações. Só nesta semana, cerca de 470 estudantes de diferentes idades e instituições de ensino participaram de ações educativas voltadas a ensinar comportamentos seguros no trânsito.

O balanço semanal ainda não está fechado e nesta quinta-feira, dia 17 de agosto, uma equipe da área de Educação para Mobilidade da empresa estará no Centro de Educação Infantil (CEI) Profª Renata Ferramola, no Parque Maria Helena. Durante a visita, será realizada ação com teatro de fantoches, que ensina sobre mobilidade segura de forma lúdica e adequada à idade.

Instituições particulares também participam da agenda. Nesta quarta-feira, dia 16 de agosto, cerca de 120 alunos do Colégio Alicerce, no Jardim Campos Elíseos, receberam a visita de educadores e agentes da mobilidade urbana, e puderam aprender brincando, em MiniCircuito de Trânsito. A atividade simula calçadas, ciclovias e ruas, e a ocupação desses espaços pelos pedestres, ciclistas e motoristas. Também envolve explicações sobre pontos de ônibus, sinalização e vagas exclusivas.

Os estudantes da Escola Estadual Prof. Newton Pimenta Neves, na Vila Aeroporto, também aprenderam sobre comportamentos seguros nesta semana. Na terça-feira, dia 15 de agosto, cerca de 30 alunos do Ensino Médio assistiram a palestras sobre os perigos da combinação de álcool e direção e conversaram com vítimas de sinistros (acidentes) de trânsito, no Hospital das Clínicas (HC) da Unicamp. A ação faz parte de programa realizado pelo HC em parceria com a Emdec, intitulado P.A.R.T.Y. (Prevent Alcohol and Risk-Related Trauma in Youth – Prevenção do trauma relacionado ao álcool na juventude). 

Já na segunda-feira, dia 14 de agosto, 320 alunos do Ensino Fundamental da mesma instituição assistiram a minipalestras do programa “A gente aprende, agente ensina”, na escola. Agentes da mobilidade urbana estiveram nas salas de aula para ensinar sobre como se deslocar de forma segura, e o respeito às leis de trânsito e ao próximo. 

Instituições interessadas em receber a visita dos programas educativos da Emdec podem entrar em contato pelo e-mail educacao@emdec.com.br, ou pelo WhatsApp exclusivo da Educação da Emdec: (19) 3772-4293. 

Motociclistas também foram foco de ação 

Mantendo suas atividades educativas semanais e exclusivas para motociclistas, o programa de segurança viária 3Rs (Respeite, Repense, Reduza) contou com abordagem educativa na manhã de quarta-feira, dia 16 de agosto. Cerca de 350 motociclistas foram orientados sobre comportamentos seguros, em área de espera para motos, no cruzamento da avenida John Boyd Dunlop com a rua Lucio Esteves. 

Os condutores das motos foram orientados pela equipe e receberam panfletos informativos. O programa 3Rs (Respeite, Repense, Reduza) tem o objetivo de promover a conscientização sobre a segurança de condutores e passageiros. 

Copyright ©2014-2022 NoticiasCampinas.com.br. Todos os direitos reservados. Contato: noticiascps@gmail.com