Nossa Cidade
Evento em Campinas apresenta nova linha de crédito para investimentos em turismo
Representantes do setor de Turismo se reuniram na manhã desta terça-feira, 23 de abril, no Instituto Agronômico de Campinas (IAC), para o workshop “CrediturSP – Acelerando o Desenvolvimento do Turismo de Campinas e Região”. O CrediturSP é um novo programa de incentivo ao crédito e investimento turístico paulista. O workshop foi uma iniciativa da Secretaria de Turismo e Viagens de São Paulo (Setur-SP), em parceria com a Prefeitura de Campinas, por meio das secretarias municipais de Cultura e Turismo e de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação.
O prefeito de Campinas, Dário Saadi, participou da abertura do workshop junto com o secretário de Turismo e Viagens de São Paulo, Roberto de Lucena; da secretária municipal de Cultura e Turismo, Alexandra Caprioli, e do diretor de Turismo, Eros Vizel, além de demais autoridades e convidados.
Dário Saadi lembrou o quanto o setor de Turismo sofreu na pandemia e o quanto é importante. “Nós somos uma região abençoada, somos referência em tecnologia, em indústria, no setor de serviços, no comércio, mas o setor de Turismo é fantástico, seja de negócios, rural, ecológico, cultural, de eventos e a região tem tudo. Por isso é necessário esse apoio do governo do Estado com recursos para investimento”, disse o prefeito ao secretário Lucena.
Recursos
O CrediturSP é um programa de liberação de recursos para estâncias e municípios de interesse turístico. Campinas e Jaguariúna, na RMC, pleiteiam a classificação como Município de Interesse Turístico (MIT), o que permitirá receber recursos anuais do governo do Estado para investimentos na infraestrutura turística da cidade. Projeto de lei que define essa classificação tramita na Assembleia Legislativa (Alesp).
“Nós acreditamos muito nessa região do ponto de vista do turismo. Campinas e Jaguariúna têm a sua proposta sendo analisada na Assembleia Legislativa para se tornar MIT. E os dois têm na Secretaria de Turismo do Estado de SP uma avalizadora no sentido de reconhecer a importância destes municípios como MITs”, afirmou Lucena.
O secretário estadual também explicou que o CrediturSP oferece R$ 4 bilhões em recursos para desenvolvimento do turismo em todo o estado, além de serviços de consultoria e orientação. O objetivo do programa é impulsionar a captação de investimentos, diversificar a oferta de atrativos nos destinos turísticos e gerar novos empregos. O programa conta com a parceria de 17 instituições financeiras que oferecem linhas sob medida para cada modelo de negócio.
Segundo Lucena, o turismo de SP representa 4% do PIB nacional e “só em São Paulo, já representa quase 10% do PIB paulista”. “Nós já produzimos no Estado de SP mais de 2,3 milhões de empregos. No ano passado, geramos quase 60 mil novos empregos e este ano as projeções sinalizam que vamos produzir quase 50 mil novos empregos”, disse.