Nossa Cidade
Evento em Campinas destaca a importância da prevenção contra o uso de drogas
O prefeito de Campinas, Dário Saadi, prestigiou, na manhã desta quarta-feira, 26 de junho, a mostra educativa sobre ações de prevenção e cuidado contra as drogas, realizada no arruamento do Paço Municipal. A atividade fez parte das iniciativas do Junho Branco, dedicado à conscientização e combate ao consumo de álcool e substâncias entorpecentes, e comemoração do Dia Internacional de Combate às Drogas, celebrado neste dia.
“A decisão do Supremo de ontem não muda os problemas decorrentes do uso da maconha. Ela continua sendo uma droga que afeta o sentido das pessoas e pode causar acidentes, especialmente de trânsito. Maconha gera problemas para a saúde e impacta o SUS. E os traficantes continuarão a ser combatidos. A decisão do Supremo muda o tratamento penal dado ao usuário. Mas nenhuma decisão do Supremo pode mudar o efeito nocivo da droga sobre a saúde. Como médico, continuo contrário à maconha”, disse o prefeito.
A secretária de Desenvolvimento e Assistência Social, Vandecleya Moro, destacou também a importância da prevenção. “Há um antigo ditado que afirma que é melhor prevenir do que remediar. A conscientização é muito importante e o Conselho de Políticas sobre Drogas tem feito um grande trabalho”, destacou.
A mostra foi organizada pelo Conselho de Políticas sobre Drogas (Comad) em conjunto com a Coordenadoria Departamental de Políticas para a Prevenção ao Uso de Drogas (CDPPUD), da Prefeitura. O evento contarou com a participação da banda do Instituto Anelo e a visita de estudantes das Escolas Estaduais Carlos Gomes e Francisco Glicério.
Programas de prevenção
A Prefeitura de Campinas oferece diversas ações relacionadas à prevenção ao uso de drogas e ao tratamento dos dependentes químicos. Há o programa Recomeço, uma iniciativa em parceria com o governo do Estado que apoia dependentes em busca de recuperação voluntária por meio de comunidades terapêuticas.
Outro pilar importante é o Centro de Atenção Psicossocial Álcool e outras Drogas (CAPS), da Secretaria de Saúde, que oferece suporte psicossocial e terapêutico.
Há também ações educativas de prevenção, realizadas em diversas secretarias, inclusive a de Desenvolvimento e Assistência Social, por meio da CDPPUD, em escolas e outros espaços comunitários, visando ampliar o diálogo e a compreensão sobre as questões relacionadas ao uso de drogas.
Recomeço
Campinas foi a primeira cidade do Estado de São Paulo a receber o programa Recomeço, em 2013, no qual dependentes do crack, álcool e outras drogas podem se tratar em centros especializados. Trata-se de um benefício usado para a recuperação de dependentes químicos em entidades especializadas.
Os dependentes e seus familiares podem procurar a Coordenadoria de Prevenção às Drogas, que fica na Rua Barreto Leme, 1550, no centro da cidade, ao lado da Prefeitura. O telefone para contato é 3282-9209.
Desde a implementação do Recomeço, os números revelam um crescente alcance e efetividade do programa:
2019: 287 encaminhamentos para tratamento
2020: 115 encaminhamentos
2021: 392 encaminhamentos
2022: 445 encaminhamentos
2023: 527 encaminhamentos
2024 até maio: 266 encaminhamentos.