Connect with us

Nossa Cidade

Evento na Estação Cultura abre a agenda da campanha Outubro Rosa 2022

O prefeito de Campinas, Dário Saadi, abriu oficialmente a campanha Outubro Rosa 2022, contra o câncer de mama, na manhã de sábado, 1º de outubro, na Estação Cultura “Antonio da Costa Santos”, no Centro. A campanha Outubro Rosa traz diversas ações e atividades este mês, realizadas pela Prefeitura de Campinas e instituições da sociedade civil. 

O Outubro Rosa é um movimento mundial com o objetivo de alertar, conscientizar e informar sobre o câncer de mama. A doença é a principal causa de morte por câncer entre as mulheres. Perde apenas para doenças cardiovasculares. 

“Gratidão a todas as entidades parceiras neste Outubro Rosa. É muito importante que todos participem, que ajudem na conscientização de que é necessário estar engajado na causa, na importância de exames preventivos para o diagnóstico precoce”, disse o prefeito, Dário Saadi.

Programação

No sábado, apresentações musicais e ações educativas, esportivas e culturais marcaram o evento na Estação Cultura. A camiseta da campanha estava sendo vendida por R$ 30. O valor arrecadado será revertido para as instituições Rosa e Amor, Hospital de Amor e Caism (Centro de Apoio Integral à Saúde da Mulher). 

A diretora de Saúde de Campinas, Sara Sgobin, destacou o significado do Outubro Rosa e a importância dos exames preventivos: “É importante estimular que as mulheres se cuidem”.

A secretária de Cultura e Turismo, Alexandra Caprioli, ressaltou a importância da mobilização de tantas instituições parceiras para planejar este mês de ações. “São entidades que trabalham o ano todo pela saúde da mulher”, disse a secretária.

Durante todo o mês estão previstas mamografias em carretas em toda a cidade, palestras, eventos culturais e esportivos, entre outros. O encerramento será em 23 de outubro, com uma caminhada na Praça Arautos da Paz. 

Também participaram a coordenadora de Saúde da Mulher de Campinas, Miriam Nóbrega, a presidente da Câmara Municipal de Campinas, a vereadora Débora Palermo, entre outros.

A programação pode ser conferida pelo portal da Prefeitura https://portal.campinas.sp.gov.br/, e clicar no banner “Outubro Rosa”.

Outubro Rosa

Em Campinas, a incidência é de 71,3 casos a cada 100 mil mulheres. Entre 2010 e 2017 foram registrados 530 novos casos da doença. A cura depende do momento do diagnóstico e da agressividade, e pode chegar a 95% quando detectado precocemente. O nome Outubro Rosa faz referência à cor do laço rosa, que simboliza a luta contra o câncer de mama. 

O Outubro Rosa tem como instituições participantes a Rede Mário Gatti de Urgência e Emergência, Unimed Campinas, Ion Radioncologia, Sanasa, Caism Unicamp, Instituto de Prevenção Campinas, Grupo Rosa e Amor, Associação dos Músicos e Artistas de Campinas (Ama), Azul, Centro de Integração da Cidadania (CIC), Centro de Oncologia de Campinas (COC), Conselho Regional de Educação Física da 4ª região, Eletromidia, Emdec, EPTV, Grupo Mulheres do Brasil, Hospital e Maternidade Santa Tereza, Centro de Oncologia, Patrulheiros Campinas, Parque das Bandeiras Shopping, Rosas d’água, Setec, Sonhe Oncologia e Hematologia, Symetria, Telos Educacional, Transforma Campinas.

Sair da versão mobile