Connect with us

Nossa Cidade

Evento na Lagoa do Taquaral abre a ampla programação do Outubro Rosa 2023

O prefeito Dário Saadi deu início à Campanha Outubro Rosa 2023, neste domingo, 1º de outubro, na Lagoa do Taquaral, portão 5. O evento é uma parceria da Prefeitura com a sociedade civil e contou com ações educativas, esportivas e culturais, além de testes de glicemia, aferição de pressão, orientações sobre prevenção ao câncer de mama e sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) e distribuição de autoteste de HIV.

O prefeito lembrou que o Outubro Rosa é o mês dedicado à mulher e sua saúde, principalmente na orientação e prevenção do câncer de mama. “O lançamento do Outubro Rosa é muito importante. É uma sequência de eventos durante o mês para levar orientações, levar o conhecimento sobre a importância de ações preventivas sobre o câncer de mama com os exames, como a mamografia a partir dos 40 anos e outros cuidados que a mulher tem que ter”, disse o prefeito.

A camiseta da campanha começou a ser vendida por R$ 35. O valor arrecadado será revertido para as instituições Rosa e Amor, Caism, Hospital de Amor e Rosas D’água.

Durante todo o mês estão previstas mamografias na unidade fixa do Hospital de Amor (35 vagas por dia; de 2 a 31/10) e na unidade móvel do hospital (carreta, 50 vagas por dia), que ficará estacionada no Parque Dom Pedro de 2 a 11/10 e no Parque das Bandeiras, de 17 a 31/10. Os agendamentos estão sendo feitos pelo telefone 160. Além disso, o hospital Santa Tereza disponibilizou 150 mamografias gratuitas para a população (todas as vagas foram preenchidas).

A programação de outubro também conta com palestras, eventos culturais e esportivos, entre outros. O encerramento será em 29/10, com uma caminhada na praça Arautos da Paz.

Outubro Rosa

O Outubro Rosa é um movimento mundial com o objetivo de alertar, conscientizar e informar sobre o câncer de mama. A doença é a principal causa de morte por câncer entre as mulheres. Perde apenas para doenças cardiovasculares. 

Em Campinas, a incidência é de 72,3 casos a cada 100 mil mulheres. Entre 2010 e 2018, foram registrados 550 novos casos da doença. A cura depende do momento do diagnóstico e da agressividade, mas pode chegar a 95% dos casos de detecção precoce. 

O nome “Outubro Rosa” faz referência à cor do laço rosa, que simboliza a luta contra o câncer de mama. O movimento começou nos Estados Unidos. No Brasil, a primeira iniciativa foi a iluminação em rosa do monumento Mausoléu do Soldado Constitucionalista, em São Paulo (mais conhecido como o obelisco do Ibirapuera), em 2 de outubro de 2002. 

O Outubro Rosa tem o apoio da Sanasa, Emdec, Setec, Rede Mario Gatti, PIC, Hospital de Amor, Caism, Grupo Rosa e Amor, Rosas d’Agua, Eletromidia, EPTV, Anhanguera, Azul, Cufa, Centro de Oncologia Campinas, Parque das Bandeiras Shopping, Parque D. Pedro Shopping, ION, Grupo Mulheres do Brasil, Musas Runners, Sonhe, Sam’s Club, Rede Amamenta Campinas, Hospital Santa Tereza, Symetria e Telos Educacional.

Sair da versão mobile