Nossa Cidade
Exames periódicos descentralizados já beneficiaram cerca de mil servidores
Cerca de mil servidores fizeram o exame periódico desde maio, quando teve início o Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO), do Departamento de Promoção à Saúde do Servidor (DPSS). Atualmente a equipe, que já passou por 30 locais de trabalho, está no Paço Municipal.
Com a realização do exame periódico no próprio local de trabalho, a expectativa é que o índice de absenteísmo diminua, já que é muito mais prático para o servidor, que não precisa se deslocar e para a equipe do DPSS, que consegue cumprir a agenda sem ausências.
A auxiliar de enfermagem Tereza Aparecida Raymundo elogiou a iniciativa. “Quem teve essa ideia está de parabéns. Foi muito mais prático fazer o exame aqui, sem precisar me deslocar e também sem prejudicar o serviço”, disse.
O exame periódico, além de ser uma exigência da Norma Regulamentadora 7, também é importante porque visa a avaliação e a proteção da saúde dos trabalhadores.
“Os exames periódicos nos permitem planejar as políticas de saúde ocupacional necessárias para os servidores. É importante que todos mantenham seus exames em dia”, disse Gustavo de Freitas, Diretor do DPSS. “Também será possível analisar outros processos de saúde ocupacional, como os casos de servidores afastados ou readaptados ou com restrição”, completou.
De modo geral, os exames periódicos para servidores da área administrativa e com menos de 45 anos têm validade de 2 anos; para os demais, o prazo é de 1 ano.