Nossa Cidade
Exposição “Chico Amaral: um Autêntico campineiro” chega à escola que leva nome do prefeito
A exposição “Chico Amaral: um Autêntico campineiro”, que celebra a memória de uma vida dedicada à esfera pública do político de família tradicional da cidade e projeção nacional, encerra a sua circulação por Campinas na escola que leva seu nome, o Centro de Educação Infantil (CEI) Prefeito Francisco Amaral, no bairro Gleba B. A abertura será às 15h desta quinta-feira, 9 de novembro, com visitação até o dia 5 de dezembro.
A primeira apresentação oficial da mostra, no saguão do Paço Municipal, foi em janeiro deste ano, mês em que Chico Amaral, deputado estadual, deputado federal por seis mandatos e ex-prefeito de Campinas por duas vezes, faria 100 anos.
Organizada pela equipe do Arquivo Municipal de Campinas, o título da mostra brinca com os significados da palavra autêntico, que na trajetória de Chico se complementam: de um lado, a origem familiar – os Amarais, que ainda hoje dão nome a uma região da cidade onde há mais de um século se localizava a fazenda de propriedade do bisavô de Chico. Do outro, o grupo Autêntico do MDB, partido pelo qual Chico se filiou à política e no qual teve relevante participação, inclusive na luta pela redemocratização do país, durante os tempos do regime militar.
Montada em painéis com textos, fotos e documentos, a mostra dialoga com o livro “Bilhete verde para a democracia – Chico Amaral, uma biografia política”, de autoria do jornalista José Pedro Martins, também lançada em janeiro deste ano, em celebração ao centenário de seu nascimento.
“Por meio dessa exposição, junto com o lançamento do livro, familiares, amigos e a Prefeitura Municipal de Campinas convidam a população a se reencontrar com Chico. Como veremos, sua trajetória profissional e política, somadas à sua opção por manter uma escuta ativa junto à população, levaram à construção de uma série de políticas públicas importantes em âmbito local, mas que, de modo mais ampliado, também foram basilares para a construção de outros sistemas em âmbito nacional”, explica do diretor do Arquivo Municipal de Campinas, Antonio Carlos Galdino.
Materiais do Arquivo Municipal de Campinas e de outros arquivos públicos foram usados como base para a exposição “Chico Amaral: um Autêntico campineiro”, ao lado do acervo documental e fotográfico pessoal da família Amaral, que apoiou a iniciativa da Prefeitura.
Mais informações
Chico Amaral foi prefeito de Campinas por dois mandatos (1977/1982 e 1997/2000) e se aposentou da vida pública após deixar a Prefeitura. Morreu em 2016, prestes a completar 93 anos.
Deputado federal por seis vezes (nos anos de 1966/1977; 1983/1991 e 1993/94), foi deputado constitucionalista na elaboração da Constituição Cidadão, promulgada em 1988. Iniciou a vida política com mandato de deputado estadual (1962), após ganhar visibilidade como advogado sindicalista nos anos de 1950.
Para quem quiser saber mais sobre a trajetória do político campineiro, o Arquivo Municipal de Campinas dispõe da Hemeroteca Documentário Administração Chico Amaral, que foi produzida pelo Serviço de Documentação e Pesquisa vinculado ao gabinete do Prefeito nos anos de 1977 a 1982. São dezenas de volumes encadernados com o noticiário a imprensa escrita, organizado por temas.
Com o apoio da Secretaria Municipal de Educação, a hemeroteca foi digitalizada e se encontra disponível para consulta pública no Portal Arq-camp de consulta à base de dados de acervos, acessível em https://arq-camp.campinas.sp.gov.br/index.php/pCDHFA19771982.
Serviço:
Exposição “Chico Amaral: um Autêntico campineiro”
Abertura: às 15h de 9 de novembro (quinta-feira)
Período da mostra: de 9/11 a 5/12, com visitação aberta ao público externo à escola das 16h às 17h30, de segunda a sexta-feira
Local: CEI Francisco Amaral
Endereço: rua João Canaes, s/n, no bairro Gleba B, em Campinas