Cultura & Lazer
Exposição “Chico Amaral: um Autêntico campineiro” é encontro com político
Prefeito de Campinas por dois mandatos; deputado federal por seis vezes; e uma jornada inicial como deputado estadual e advogado sindicalista, Chico Amaral faria 100 anos em 29 de janeiro de 2023. Para celebrar a memória de uma vida dedicada à esfera pública, a Prefeitura de Campinas abre às 10h do próximo dia 27/01, sexta-feira, no saguão do Paço Municipal, a exposição “Chico Amaral: um Autêntico campineiro”.
Elaborada e organizada pela equipe do Arquivo Municipal de Campinas, a mostra traz no título a palavra Autêntico em destaque, a partir dos significados que o termo tem na trajetória do ex-prefeito Chico Amaral: sua origem na família dos Amarais, tradicional campineira que ainda hoje é nome de uma região da cidade (onde ficava a fazenda de seu avô); e o grupo Autêntico do MDB, partido ao qual foi filiado e teve relevante atuação durante a ditadura militar e a redemocratização do Brasil.
A exposição, montada em painéis com textos, fotos e documentos, dialoga com a biografia política “Bilhete verde para a democracia – Chico Amaral, uma biografia política”, de autoria do jornalista José Pedro Martins, também lançada em celebração ao centenário de seu nascimento.
Livro e mostra são um convite à população campineira para um reencontro com Chico Amaral ou um primeiro encontro para as novas gerações. A concepção dos painéis, a partir da pesquisa biográfica, une os textos de apresentação às fotos e documentos arquivo da Prefeitura Municipal de Campinas e contribuições da família. A maior parte das fotos são de autoria do fotojornalista Luiz Granzotto, que por mais de 50 anos trabalhou no registro do cotidiano da Administração Municipal.
“Chico Amaral é um dos políticos mais importantes de Campinas e merece essa iniciativa de resgate da sua carreira como homem público feita pela equipe do Arquivo Municipal. Tive a oportunidade de ser vereador quando ele estava em seu último mandato como prefeito, na segunda metade dos anos de 1990, e foi um privilégio ter tido essa convivência”, relata o prefeito Dário Saadi.
Acervo público
Material do Arquivo Municipal de Campinas e de outros arquivos públicos serão apresentados na exposição “Chico Amaral: um Autêntico campineiro” ao lado do acervo documental e fotográfico pessoal da família Amaral, que apoiou a iniciativa da Prefeitura.
Para quem quiser saber mais, o Arquivo Municipal de Campinas dispõe da Hemeroteca Documentário Administração Chico Amaral, que foi produzida pelo Serviço de Documentação e Pesquisa vinculado ao gabinete do Prefeito nos anos de 1977 a 1982. São dezenas de volumes encadernados com o noticiário a imprensa escrita, organizado por temas.
Com o apoio da Secretaria Municipal de Educação, a hemeroteca foi digitalizada e se encontra disponível para consulta pública no Portal Arq-camp de consulta à base de dados de acervos, acessível em https://arq-camp.campinas.sp.gov.br/index.php/pCDHFA19771982.