Nossa Cidade
Exposição de bonecas negras celebra mês da consciência negra
Uma Exposição de Bonecas Negras marcou nesta sexta-feira, dia 26, o mês da Consciência Negra na sede da Coordenadoria Setorial de Promoção da Igualdade Racial (Cepir). O evento contou com a presença da secretária municipal de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos de Campinas, Vandecleya Moro, que representou o prefeito Dário Saadi no ato.
“O princípio fundamental de nossa constituição é a igualdade. O mês da consciência negra vem ao encontro dessa inspiração. A lei nos torna iguais, mas o preconceito insiste em nos dividir. E foi por isso que criamos uma campanha este ano com o slogan: ‘Troque o não sou racista por sou antirracista’. E que mensagem pensamos em dirigir ao adotar esse lema? De que não é com indiferença que faremos triunfar o combate ao racismo. É o descaso que ameaça nos tornar desumanos. Não sentir a dor do outro rouba de nós a humanidade que trazemos desde o dia que começamos a viver neste mundo”, afirmou Vandecleya Moro.
Intitulado 1ª Exposição Bonecas Negras e Contação de Histórias, o evento foi organizado pelo Instituto de Ação Social e Cultural Crespinhos no Poder, em parceria com a Cepir. Contou com visita guiada na exposição de cerca de 100 bonecas negras que compõem coleção particular da psicóloga Loide de Souza Mafra, exposição de livros infantis, com personagens ou autores negros e oficina de confecção de boneca Abayomi, símbolo da resistência e poder feminino, com a arte educadora Helenice Vitorino e contação de histórias.
O Mês da Consciência Negra inclui uma exposição em homenagem aos 100 anos do fotógrafo campineiro Aristides Pedro – o V8 (https://bit.ly/Mostrav8) e uma campanha de conscientização sobre o tema com o slogan: “Troque o ‘não sou racista’ por sou antirracista”. A íntegra da campanha pode ser consultada em https://www.campinas.sp.gov.br/consciencianegra/.