Nossa Cidade
Exposição "Nos Braços do Violeiro" abre no dia 31 de maio, sexta-feira, no Centro Cultural Casarão
O Centro Cultural Casarão, no Distrito de Barão Geraldo, recebe na a partir da sexta-feira, 31 de maio, às 20h, a exposição “Nos Braços do Violeiro”, do desenhista e músico Yuri Garfunkel, com curadoria de João Carlos Villela. A entrada é gratuita. O evento terá bate-papo com o ilustrador e artista plástico Zé Otávio e roda de viola com os músicos Lula Fidalgo, João Arruda e Tião Mineiro.
A mostra foi premiada pelo Programa de Ação Cultural (ProAC) 2019. “Nos Braços do Violeiro”, mostra ao público as páginas originais da HQ “A Viola Encarnada: Moda de Viola em Quadrinhos”, um romance gráfico inspirado em mais de 80 canções do repertório caipira, com roteiro e artes visuais de Yuri Garfunkel.
O visitante poderá apreciar também o instrumento inspirado na viola vermelha de Tião Carreiro e encomendada ao Luiz Armando da luthieria Trevo, exclusivamente para este projeto, e até montar sua própria história em um quadro interativo. Com introdução escrita pelo violeiro, professor e pesquisador Ivan Vilela, a HQ “A Viola Encarnada: Moda de Viola em Quadrinhos” foi indicada ao prêmio HQ MIX na categoria Melhor Adaptação em 2020.
Festival Viola da Terra
A exposição Nos Braços do Violeiro também integrará a programação presencial da 3ª edição do Festival Viola da Terra, que será realizado nos dias 15 e 16 de junho, no Centro Cultural Casarão.
No sábado, 15, a mostra de Yuri Garfunkel terá visita guiada das 14 às 18h e, no domingo, 16, das 11 às 18h. Também no domingo, 16 de junho, às 12h30, será realizada uma Prosa de Viola em Quadrinhos com Yuri Garfunkel e Lula Fidalgo. Confira a programação em @festivalvioladaterra.
Serviço:
Estreia da Exposição “Nos Braços do Violeiro”
Data: 31 de maio (sexta-feira), a partir das 20h
Visitação: até dia 20 de junho, com agendamento pelo (11) 95123-3930 ou garfunkelyuri@gmail.com
Local: Centro Cultural Casarão
Endereço: rua Aracy de Almeida Câmara, 291, no Distrito de Barão Geraldo, Campinas
Entrada gratuita