Connect with us

Nossa Cidade

Exposição “Sorriso” terá visita guiada no MIS neste sábado, 28 de outubro

Os artistas plásticos visuais Bruno dos Santos e Drigo Costa estarão neste sábado, 28 de outubro, no Museu da Imagem e do Som (MIS), em uma visita guiada à exposição “Sorriso”, que fica em cartaz até o dia 4 de novembro. Os participantes vão conhecer detalhes das técnicas que foram utilizadas no trabalho. A atividade, com 30 vagas, acontece das 13h às 15h, com participação gratuita, bastando apenas enviar uma mensagem para o Instagram @bocadebru.

“Sorriso” reúne 15 trabalhos em diversas linguagens, como vídeo (também em Libras), fotografia, gravura e instalação. Os trabalhos de Bruno dos Santos tensionam, a todo momento, as constituições da fábula do sorriso em nossa sociedade. As representações de dentes tortos com arcadas dentárias deslocadas pontuam um corpo deslocado, que não participa dessas convenções sociais.

Em outros momentos, a exposição conta com vídeos em que o artista compartilha de seu dia a dia de forma íntima, mostrando em cenas “banais”, as situações de calmaria, e a possibilidade de se esboçar um sorriso deslocado destas ideias coloniais.

O projeto é realizado com o patrocínio do Fundo de Investimentos Culturais de Campinas – Projeto FICC 2022 da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo.

Sobre os artistas

Bruno dos Santos, paulistano, é artista visual e arte educadora. Reside e atua profissionalmente em Campinas e São Paulo. É graduado em Artes Visuais pela Unicamp e cursa o Mestrado em Poéticas Visuais na mesma instituição. É também aluna da Professora Mariana da E.C.A.R. – Escola de Capoeira Angola Resistência de Mestre Topete. Atualmente trabalha com mediação no educativo da 35° Bienal de SP e como artista convidada no projeto Xilomóvel. Foi contemplade com o prêmio FICC 2021 e no edital FICC 2022 com o projeto “Sorriso Negro”: a arte é raiz”. Desenvolve pesquisas e trabalhos artísticos em diversas linguagens, entre elas a fotografia e o vídeo. Através delas, investiga poéticas autobiográficas trabalhando histórias íntimas e coletivas, observando marcadores de raça e gênero. Entre as exposições mais recentes e relevantes estão: “Mesmo estando separados” no Ateliê 397 – São Paulo (2023) e Mostra “Vamo logo que lá fora já tão chamando” Museu da Imagem e do Som Campinas (2023).

Drigo Costa é artista visual formado em bacharel e licenciatura pela Unicamp. Dedicou parte da sua vida pesquisando e produzindo trabalhos artísticos como escultura, pintura, animação, arte digital, direção de arte e fotografia. Lecionou curso de história da arte, pintura e fotografia em oficinas e escolas estaduais no Estado de São Paulo. Participou como membro da equipe de apoio da montagem do Décimo Festival de Fotografia de Campinas – Hercule Florence, que aconteceu no instituto de artes da Unicamp e Estação Cultura de Campinas. Trabalhou no abastecimento de dados do acervo digital da FE da Unicamp e auxiliou na organização de palestras e eventos do instituto, durante o período que fez graduação de artes visuais no Instituto de artes da Unicamp.

Serviço

Visita guiada na exposição ‘Sorriso’

Dia: 28 de outubro

Hora: das 13h às 15h

Local: MIS – Museu da Imagem e do Som de Campinas – Rua Regente Feijó, 859 – Centro, Campinas

Entrada Gratuita

Link para inscrições: enviar mensagem para o Instagram @bocadebru

Copyright ©2014-2022 NoticiasCampinas.com.br. Todos os direitos reservados. Contato: noticiascps@gmail.com