Nossa Cidade
Famílias do Núcleo Irmãos Sigrist recebem seus títulos de propriedade
A entrega de 33 títulos de propriedade do Núcleo Residencial Irmãos Sigrist, realizada na noite desta terça-feira, dia 20, na sede da Associação do bairro, encerrou uma espera de quase 40 anos. O prefeito de Campinas, Dário Saadi, participou da cerimônia, entregou pessoalmente alguns dos títulos e destacou a segurança jurídica representada pela matrícula dos imóveis, que passam a pertencer legalmente às famílias.
A matrícula é o título de propriedade emitida pelo cartório de registro de imóveis. Torna o morador oficialmente proprietário. Ele pode fazer obras, vender ou transferir o imóvel.
Para o presidente da Cohab Campinas e secretário de Habitação, Arly de Lara Rômeo, a entrega dos documentos proporcionou mais uma noite de alegria. “O título dá o direito de vocês permanecerem em seus imóveis. Vocês terão paz porque têm segurança”, disse, dirigindo-se aos moradores.
Também presente, o vereador Filipe Marchesi enfatizou que a escritura traz dignidade aos moradores, encerrando uma grande luta. ” É um documento que mostra que o imóvel é de vocês”, ressaltou.
Essa luta foi relembrada pelo líder comunitário e vice-presidente da associação do Núcleo, Francisco Chagas. O recebimento dos títulos “é uma grande honra para os moradores”, afirmou, dizendo que é também o seu presente de aniversário, comemorado justamente neste dia 20 de setembro. “São 64 anos de vida e mais de 40 anos desde que saí do Piauí e vim para Campinas: lutamos e vivemos e hoje vamos receber esse documento”, comemorou.
Também estavam presentes no evento o vereador Carmo Luís; o presidente da associação dos moradores, Renato Brito, além de diretores e profissionais da Cohab.
Quase cinco mil títulos
A Prefeitura de Campinas já entregou 4.953 escrituras de imóveis desde 2021. Segundo o prefeito Dário Saadi, a Cohab Campinas é referência no Brasil em regularização fundiária. “Estamos trabalhando fortemente, acelerando muito esse processo. Muitas cidades não tem a quantidade de moradores alcançados pela regularização feita aqui”, disse.
Além de agradecer à equipe da Cohab pelo empenho, Dário Saadi também ressaltou o papel da Câmara Municipal, pelo compromisso dos parlamentares com a região em que atuam.
Bairro começou há 36 anos
O Núcleo Irmãos Sigrist fica na região Sul, entre as Rodovias dos Bandeirantes e Santos Dumont, perto do Jardim Nova América. A ocupação começou há 36 anos, quando passou a receber moradores obrigados a sair de áreas particulares, e reassentados por uma associação em área pública municipal.
Ainda nos anos 1980, famílias do Paraná, Pernambuco, Piauí e Minas Gerais também migraram para o local. A Associação de Moradores do bairro foi criada na mesma época, conquistando infraestrutura mínima para a área.
Atualmente, o local conta com rede de abastecimento individual de água; coleta de esgoto; rede de energia elétrica domiciliar e iluminação pública nas principais vias; coleta de lixo, transporte coletivo e entrega de correspondência. O bairro também recebeu pavimentação e a iluminação no restante das vias será instalada, sem custo aos moradores, em até cinco anos.
Natural do Paraná, Geraldina de Jesus Moisés foi uma das primeiras a se fixar no núcleo do Jardim Sigrist. “Quando cheguei aqui não tinha nada”, relembra. Viúva de João Moisés, mora hoje com a única filha e os três netos. Para ela, é “muito bom” poder pegar a escritura, porque, conforme define com convição, “é definitivo”.
Outra moradora a receber o título das mãos do prefeito, Eva Aparecida Hipólito, contou que o trabalho da Cohab Campinas foi muito importante para o andamento de todo o processo. Ela estava visivelmente feliz: “sei que é meu”.