Nossa Cidade
Feira de Mulheres Empreendedoras expõe no Swiss Park e promove empoderamento
A Feira de Mulheres empreendedoras esteve neste final de semana no Swiss Park, na avenida Wellman Galvão de França Rangel, com food trucks, 200 expositoras, feira de doação de pets, espaço kids, bingo, atrações musicais e a chegada do Papai Noel, que prestigiou o evento no sábado, às 18h, e no domingo, às 17h.
“Este ano a feira alcançou um novo e melhor patamar. Essa iniciativa é fruto do compromisso do nosso prefeito Dário Saadi em promover o empoderamento feminino por meio da emancipação das mulheres de Campinas”, afirmou Vandecleya Moro, secretária de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos.
O programa Feira da Mulher Empreendedora teve sua primeira edição em 9 e 10 de março de 2022. Em sua primeira edição, contava com 80 mulheres e agora tem mais de duas mil integrantes. O estímulo ao empreendedorismo é fundamentado em capacitações técnicas, de modo a promover a sustentabilidade econômica das iniciativas.
Tramita atualmente na Câmara Municipal o projeto de Lei 221/2023, da Prefeitura de Campinas, que propõe institucionalizar, por meio de política pública, a Feira das Mulheres Empreendedoras. De acordo com o texto, para participar do programa, as mulheres interessadas devem preencher os seguintes requisitos cumulativos: ser mulher; ter idade igual ou superior a 18 anos; residir no município de Campinas há, pelo menos, três meses; preencher Termo de Adesão Específico, disponibilizado pela Coordenadoria de Políticas Públicas para Mulher, e realizar Cadastro Social, por meio do Cadastro Único, para programas sociais do poder público.
O Projeto de Lei do Programa Feira das Mulheres Empreendedoras estabelece como prioridade as mulheres atendidas nos serviços da Secretaria Municipal de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos, devendo ser observada a seguinte ordem: mulheres atendidas no Centro de Referência e Apoio à Mulher – CEAMO e/ou no Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS; mulheres beneficiárias do Programa Renda Campinas e BEM Campinas; mulheres atendidas nos demais serviços da Secretaria de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos e mulheres interessadas em aderir ao Programa.
As mulheres participantes do Programa terão acesso a uma série de benefícios, incluindo: capacitação e formação para o empreendedorismo; apoio técnico e financeiro; oportunidades de networking e comercialização e difusão da cultura empreendedora feminina.
O Programa Feira das Mulheres Empreendedoras dispõe de três segmentos de atividade: a Feira Mulheres Empreendedoras, realizada bimestralmente; a Feira Mulheres Empreendedoras descentralizada, que ocorre mensalmente em vários pontos da cidade; e as lojas colaborativas, localizadas no Campinas Shopping, que foi inaugurada em 31 de março deste ano, e Shopping Parque das Bandeiras, que iniciou suas atividades em 18 de agosto, nas quais as credenciadas usufruem a possibilidade de expor produtos e serviços em pontos de venda.