Nossa Cidade
Feira leva inclusão de pessoas com deficiência à Estação Cultura
No próximo sábado, dia 3 de dezembro, a Estação Cultura de Campinas receberá a segunda edição da Feira do Empreendedor PCD (Pessoa Com Deficiência) Eficiente, organizado pela empresa Libras Visual. O evento vai reunir 35 expositores, além de palestras e apresentações de piano com um cego, assim como danças, ballet, piadas em Libras e palestras. A primeira edição da Feira ocorreu em julho deste ano.
O evento será das 9h às 17h e conta com o apoio da Secretaria Municipal de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos de Campinas. Haverá praça de alimentação e a participação especial de dois super-heróis Thor e Superman.
“A emancipação das pessoas com deficiência passa pela autonomia financeira e essas atividades na Estação Cultura apresentam não só a importância da inclusão mas também do potencial de empreendedorismo dessas pessoas”, afirmou Vandecleya Moro, secretária municipal de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos de Campinas.
Campinas tem, segundo estimativas do IBGE, cerca de 28% da população, ou 345 mil pessoas, com algum tipo de deficiência: são 13 mil com deficiência intelectual, 54 mil com deficiência auditiva, 72 mil com deficiência motora e 205 mil com deficiência visual.
A secretaria municipal de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos oferece os seguintes serviços à população com deficiência:
Plataforma Emprega Bem – plataforma digital on-line que aproxima as empresas dos profissionais com deficiência.
Cartão Bem Acessível – documento de identificação da pessoa com deficiência que facilita o acesso prioritário aos serviços públicos municipais
Programa de Acessibilidade Inclusiva – o PAI serviço, de transporte coletivo
Guia Digital Caminhos da Inclusão – o guia aponta uma lista contendo os endereços acessíveis de Campinas: https://caminhos.campinas.sp.gov.br/.
Coordenadoria de Acessibilidade Arquitetônica – a coordenadoria de acessibilidade arquitetônica (caa) realiza as vistorias nos imóveis públicos ou de uso público para verificação e orientação quanto as normas de acessibilidade.
Centro de Referência da Pessoa com Deficiência – realiza o atendimento psicossocial para as pessoas com deficiência e suas famílias dando orientações sobre direitos.
Central de Interpretação de Libras – realiza o atendimento ao público surdo ou com deficiência auditiva, intermediando a sua comunicação com os demais serviços públicos.
Confira as apresentações da feira
- 11h30 – Apresentação musical e balé Sementes do Amanhã
- 12h20 – Apresentação de piadas em Libras com Welington
- 12h40 – Apresentação musical
- 13h30 – Palestra da OSC Cadef (Cadastro Unificado de Dados das Pessoas com Deficiência)
- 13h20 – Palestra da profª Núbia Vianna, da Unicamp, sobre surdez
- 13h40 – Palestra sobre esporte para PCDs
- 15h – Palestra sobre música e PCDs
- 15h25 – Palestra da Assucamp (Associação dos Surdos de Campinas)