Nossa Cidade
Feira solidária abre a Semana Municipal da Alimentação em Campinas
Uma feira para venda de alimentos produzidos de forma solidária, no arruamento do Paço Municipal, abriu nesta sexta-feira, dia 14, a 4ª Semana Municipal de Alimentação. O prefeito de Campinas, Dário Saadi, prestigiou a abertura. “A alimentação saudável é uma forma de garantir uma cidade melhor para nossos cidadãos e a produção da agricultura orgânica e urbana desses expositores é um dos caminhos para atingirmos esse propósito”, afirmou.
A secretária municipal de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos, Vandecleya Moro, destacou: “sabemos que regiões socialmente vulneráveis sofrem com o problema dos pântanos alimentares, que são locais onde há muita oferta de alimentos ultraprocessados e poucas oportunidades de alimentação saudável. A agricultura urbana é um dos caminhos para superar esse problema”.
A feira conta com produtores de Campinas e região. A programação completa, com uma série de eventos, está disponível em https://bit.ly/semana_alimentacaocampinas. No hotsite é possível encontrar também o 1º Plano Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, lançado em 2021.
Na feira há frutas e verduras das hortas comunitárias e de produtores da região; shimeji orgânico; sementes de plantas, ações de educação alimentar e nutricional, brigadeiros, pastel, preparações culinárias e sucos feitos com PANCs (plantas alimentícias não convencionais). Participam a Agrofloresta da Vila Santa Isabel; o Coletivo de Produtoras do Assentamento Elizabeth Teixeira; a Horta Comunitária do Parque Itajaí; o Grupo de Extensão da Faculdade de Engenharia de Alimentos da Unicamp GESTO; o BillShimeji/ANC; a Horta Mandala do Acampamento Marielle Vive; Horta Agroecológica do Menino Chorão; Quintal Orgânico; Grupo de Economia Solidária Harmonia dos Sabores; Trocas Verdes; Agricultores dos Amarais e Pamonha da Zefa.
A Semana Municipal da Alimentação prossegue no dia 17 de outubro, segunda-feira, com o Encontro Multiprofissional sobre Alimentação Saudável, voltado para beneficiárias do Projeto Viva-leite, das 8h às 10h, no Ponto do Projeto Viva-leite na Praça da Juventude Pastor Alessandro Monare. No mesmo dia, a partir das 14h, haverá a mesa redonda “Fome e Insegurança Alimentar” na Faculdade de Engenharia de Alimentos (FEA) da Unicamp (Rua Monteiro Lobato, 80 – Cidade Universitária). A entrada é franca.
Encerrando a semana, haverá na quinta-feira, dia 27, às 14h, uma apresentação on-line da Política de Segurança Alimentar e Nutricional de Campinas e Plano de Segurança Alimentar e Nutricional – Avanços e Desafios, com Mariana Maia, do Departamento de Segurança Alimentar e Nutricional (DSAN) da Secretaria Municipal de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos. As inscrições devem ser feitas pelo e-mail caisan.campinas@campinas.sp.gov.br.
A Semana Municipal da Alimentação ocorre durante o Dia Mundial da Alimentação, celebrado pela Organização das Nações Unidas para alimentação (FAO) no dia 16 de outubro. Esse ano o tema do Dia Mundial da Alimentação é “Não deixar ninguém para trás”.