Nossa Cidade
Festa no Sapeca celebra o Dia das Crianças com famílias acolhedoras
As instalações do Sapeca (Serviço de Acolhimento e Proteção Especial à Criança e ao Adolescente), no Taquaral, foram o cenário de uma celebração especial em homenagem ao Dia das Crianças, nesta segunda-feira, 14 de outubro, reunindo participantes do serviço Família Acolhedora. Foi um encontro repleto de diversão, pipoca, algodão-doce, quitutes e a presença dos super-heróis Batman e Capitão América, que encantaram as crianças.
As famílias acolhedoras foram recebidas pela equipe da Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social. “Toda criança precisa de carinho, alegria e leveza. Para isso, temos de estar sempre atentos à importância de garantir e preservar os direitos delas em todos os espaços. É essa consciência que buscamos reforçar a cada dia”, destacou Clébia Oliveira, secretária-adjunta da pasta.
Além da celebração, as famílias receberam exemplares do livro Toda Criança Precisa de um Herói (Editora Paulus, 2024, 454 páginas), de Clébia Oliveira. A obra oferece uma visão detalhada sobre o papel do Conselho Tutelar e aborda questões relacionadas aos direitos das crianças e adolescentes, promovendo maior conscientização sobre a importância do acolhimento e da proteção integral.
Família Acolhedora
O serviço Família Acolhedora é destinado a crianças e adolescentes, de 0 a 18 anos incompletos, que precisam ser afastados do convívio familiar devido a situações de violência ou negligência. Este serviço é uma alternativa ao acolhimento institucional, oferecendo um ambiente familiar até que a criança ou adolescente possa retornar à sua família biológica ou ser encaminhado para adoção.
“Trata-se de um serviço essencial para garantir um cuidado individualizado e um ambiente familiar para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade, proporcionando um impacto positivo em suas vidas e contribuindo para a proteção e desenvolvimento integral”, afirmou Vandecleya Moro, secretária de Desenvolvimento e Assistência Social.
Na cidade, os serviços são oferecidos pelo Sapeca, da Prefeitura de Campinas, e pelo Conviver, da Guardinha (Associação de Educação do Homem de Amanhã). Desde a criação do serviço em Campinas, em 1997, 478 crianças e adolescentes, sendo 277 no Sapeca e 201 no Conviver, já foram atendidos. A modalidade ganhou força legal em 2009, com a Lei 12.010, que adicionou ao Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) a previsão dessa modalidade.
O serviço em Campinas tem a capacidade de cadastrar até 40 famílias acolhedoras, mas atualmente possui 21 cadastradas, sendo 17 ativas, acolhendo 15 crianças e adolescentes. As famílias interessadas em contribuir com essa forma de acolhimento podem entrar em contato com o ConViver pelos números (19) 3772-9699 ou 99368-1440, ou com o Sapeca pelo número (19) 3256-6067.
As famílias acolhedoras proporcionam cuidados individualizados e personalizados, atendendo às necessidades afetivas, sociais e motoras das crianças e adolescentes acolhidos e recebem capacitação e suporte técnico contínuo durante o período de acolhimento, que pode durar até 18 meses.
“O propósito do Família Acolhedora é destacar a importância das famílias acolhedoras na vida de crianças e adolescentes, promovendo um ambiente familiar saudável até que possam retornar às suas famílias biológicas ou serem encaminhados para adoção”, acrescentou Vandecleya Moro.