Nossa Cidade
Festival de gastronomia chega aos distritos do Campo Grande e Ouro Verde
Em comemoração ao aniversário da fundação dos Distritos do Ouro Verde e do Campo Grande, o Campinas e Região Convention & Visitors Bureau – CRC&VB e a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo realizam dois festivais Chefs Campinas. O primeiro será neste domingo, dia 18 de setembro, no Ouro Verde. O segundo será dia 25, no Campo Grande. Todos com entrada gratuita.
O Chefs Ouro Verde irá das 10h às 18h, na Praça da Juventude, localizada no DIC V (Conjunto Habitacional Chico Mendes). Essa primeira versão vai reunir 11 operações, com chefs, restaurantes e bares, em sua maioria, da própria região. Estão confirmados 12 estabelecimentos.
A expectativa dos organizadores é atrair entre cinco e dez mil pessoas nos festivais, que marcam as comemorações dos sete anos de criação dos dois distritos. Eles foram instituídos por meio das leis municipais 15.058/15 e 15.059/15, sancionadas pelo prefeito Jonas Donizette no dia 10 de setembro de 2015.
Os eventos devem também fomentar novos polos gastronômicos e de turismo na cidade, dar visibilidade aos restaurantes localizados nos bairros e levar lazer e cultura para moradores. Os distritos do Ouro Verde, na região Sudoeste, e Campo Grande, na região Noroeste, têm, juntos, cerca de 400 mil habitantes.
Economia, cultura e gastronomia
“Estamos muito felizes em poder comemorar o aniversário dos distritos levando eventos qualificados para o Ouro Verde e Campo Grande, de forma descentralizada e dando oportunidade aos empreendedores locais e à gastronomia local de mostrarem seus talentos ao público. Os eventos certamente vão movimentar a economia, renda, empregos e oferecer opções de entretenimento e cultura para a população”, destaca a secretária municipal de Cultura e Turismo, Alexandra Caprioli.
Vanderlei Costa, presidente do CRC&VB, lembra que “a ideia de levar o festival para os bairros, criando novos polos gastronômicos e espaços de lazer, cultura e turismo, era antiga, mas envolvia questões operacionais e logística, e junto com a Prefeitura e a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Campinas conseguimos viabilizar este novo formato”.
Costa lembra que Campinas é hoje referência no setor gastronômico, com grandes casas e chefs, atendendo o público além da região central. “Basta olharmos os distritos de Sousas, Joaquim Egídio e Barão Geraldo, mais reconhecidos e lembrados pelo número de bares e restaurantes que concentram”, explica. “Outros distritos da cidade também têm grandes opções que precisam tornar-se conhecidas da população e vamos começar este projeto pelo Ouro Verde e Campo Grande, com perspectiva de ir para outros bairros”, completa.
Carlos Louredo, diretor de Gastronomia do CRC&VB, salienta que os distritos de Ouro Verde e Campo Grande reúnem restaurantes e bares com ofertas de pratos de qualidade e excelência, mas pouco conhecidos. “Os Chefs Ouro Verde e Campo Grande vão ser eventos importantes para apresentar estes estabelecimentos ao público e impulsionar as economias locais, gerar empregos e levar opções de lazer e de cultura para os moradores”.
“Nossa proposta é criar e desenvolver novos polos gastronômicos, apoiar empreendedores no segmento e explorar a riqueza gastronômica oferecida por estes bares e restaurantes, além de estimular que outros públicos consumidores passem a frequentar estas casas, atendendo a uma demanda reprimida”, acrescentou.
Louredo completa afirmando que “o Chefs Campinas, evento iniciado em 2013 e hoje já consolidado, foi um precursor dos festivais gastronômicos na cidade, levando vida à região central e dando visibilidade a muitos bares e restaurantes. E mais uma vez, vai abrir portas para outros eixos, criando novos polos de gastronomia com a chancela do Campinas Convention e apoio da Prefeitura”.
Anfitrião
Além de comidas de qualidade, com valores populares de até R$ 30,00, o Chefs Ouro Verde também vai oferecer atividades culturais como música e entretenimento para quem comparecer ao local. Estão previstas apresentações musicais de pagode, sertanejo, forró, POP Rock e muito mais.
Um dos nomes confirmados para este domingo é o do Chef Renan Félix, 30 anos, que desenvolve uma cozinha autoral de comida brasileira em seu bistrô no Ouro Verde. Félix é ex-aluno da escola de gastronomia IGA e também já esteve no antigo Chefs Campinas, em 2013, no primeiro evento ao ar livre. “Poder fazer parte do primeiro evento foi algo grandioso e um marco gigantesco, foi quando vi a oportunidade de continuar este sonho, de ser chef de cozinha”, relembra. Em 2013, Félix foi convidado a trabalhar em Peruíbe em uma alta temporada, como auxiliar de cozinha, passando depois por diversos restaurantes.
Como Personal Chef e dono de um bistrô na região do Ouro Verde, que serve como “laboratório” para as suas experiências gastronômicas, ele afirma que “é uma grande vitória e satisfação ser anfitrião do Chefs Ouro Verde”.
“Trabalhar com restaurantes e vincular nossa localidade à gastronomia traz uma satisfação enorme”, diz, lembrando que o Ouro Verde é uma região grande, mas que a população tem bom gosto culinário. “Com este evento, as pessoas vão poder tirar as ideias da caixinha e isso me deixa ansioso para fazer um grande encontro, com os restaurantes tendo a oportunidade de entregar bons pratos, o que vai ser um marco para a região e a cidade”, completa.
Lista de participantes
Chefs Ouro Verde
FELIX GOURMET
Sanduíche de carne louca defumada com cebola crispy
Hambúrguer defumado, queijo cheddar, molho especial e cebola crispy
SORVETES NELIMELL
Picolé diversos sabores e potes de 220 ml
DISTRITO BURGUER
Clássico – Pão brioche, burger bovino, queijo cheddar, cebola picada, picles, ketchup e mostarda
Cheese Bacon – Pão brioche, burger bovino, alface, tomate e bacon
BOTEKO DO CUNHADO
Torresmo de rolo
Salgados fritos
Batata Chedar Bacon
Lanche de pernil
ZURDOS BBQ
Lanches
Lanche costela defumada – Pão, costela defumada desfiada, queijo e molho chimichurri – acompanha batata chips
Lanche copa lombo (Pulled Pork) defumado
(Pão, copa lombo defumado e desfiado, coleslaw e molho barbecue – acompanha batata chips)
Lanche linguiça (choripan)
(Pão, linguiça, queijo e molho chimichurri – acompanha batata chips)
Porção linguiça defumada
Linguiça defumada, molho chimichurri e batata chips
Porção costela defumada
Costela defumada em cubos, molho chimichurri e batata chips
Porção copa lombo defumado (Copa lombo defumado em cubos, molho barbecue e batata chips)
LET’S GO GASTRO PUB
Contra filé flambado na cachaça de banana (contra filé grelhado e flambado com cachaça de banana acompanhado de batata frita)
Frango a passarinho com crosta de farofa (coxa e sobrecoxa cortada a passarinho empanado em uma deliciosa farofa caseira; acompanha batata frita)
ANTONELLO
Paella Caipira
Cannoli
VIDOTTINHO
Coxinhas do Vidottinho – Sabores: Xororó (Frango com Catupiry), Berra Vaca (Costela com Queijo Meia Cura)
Lanche de Costela Meia Cura
MARUPIARA
Risoto de Camarão
Sorvete Romeu e Julieta
ARMAZÉM CAMBUÍ
Lanche Emílio Ribas (pernil desfiado, queijo muçarela argentina derretida, vinagrete e maionese)
MACHUCHOS
Paletas
Grand Machuchos (Petit Gateau, Kit Kat, ganache de chocolate, paleta)
Vulcão de Sorvete (Casquinha waffer de baunilha crocante, ganache de chocolate, e duas bolas de sorvete)