Nossa Cidade
Festividade abre ano acadêmico da Academia Campinense de Letras
O prefeito Dário Saadi recebeu um troféu em gratidão pela parceria com a Academia Campinense de Letras (ACL) na abertura do Ano Acadêmico da sociedade literária na noite desta segunda-feira, 20 de março. O evento teve um caráter especial após três anos literários (2020, 2021 e 2022) com restrições por causa da pandemia.
A abertura festiva iluminou o prédio da Rua Marechal Deodoro, 525, localizado em uma área central da cidade, próximo ao Colégio Técnico Cotuca e ao Mercado Municipal. Os participantes foram recebidos pelos acordes da banda da Polícia Militar que também acompanharam o hasteamento da Bandeira do Brasil. A noite também teve a presença do maestro Júlio Medaglia, que discursou sobre a música no Brasil a partir do século 18, e da pianista nascida em Campinas, Sônia Rubinsky, que alegrou a festividade com seu recital.
De acordo com o prefeito, a cultura é fundamental para a vida dos cidadãos e a ACL desenvolve um papel fundamental para o setor em Campinas. “É uma alegria estar aqui entre artistas e tantas pessoas importantes para a cultura da nossa cidade. Venho aqui demonstrar minha gratidão por todo o trabalho feito. Que esse ano seja brilhante do ponto de vista de atividades para a academia”, afirmou.
A parceria com a Prefeitura de Campinas foi ressaltada pelo presidente da ACL, Jorge Alves de Lima. O prédio, que pertence à municipalidade, recebeu melhorias e reformas estruturais internas e externas. Antes da abertura, também passou por manutenção com limpeza geral, poda de árvores, corte de grama e revisão dos jardins de entrada.
“Aproveitamos o momento da pandemia para recuperar fisicamente esse prédio maravilhoso que pertence ao povo de Campinas”, contou Alves de Lima. Para ele, ter uma gestão municipal que se preocupa com a área cultural foi essencial para que as instalações da casa, que é aberta a toda a população, pudessem ser renovadas.
Além dos acadêmicos e seus familiares, também participaram autoridades e apoiadores do segmento. A secretária de Cultura e Turismo, Alexandra Caprioli, recebeu homenagem, assim como o secretário de Serviços Públicos, Ernesto Paulella, que foi representado pelo diretor do Departamento de Iluminação Pública da pasta, Luciano Carvalho.
Sobre a Academia
Fundada em 1956 para reunir os literatos da cidade, a ACL é composta de 40 cadeiras de provimento vitalício. É administrada pelo presidente Jorge Alves de Lima e pela vice-presidente, Ana Maria Melo Negrão, com apoio dos diretores e funcionários.