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Nossa Cidade

Fevereiro Violeta busca engajar a sociedade para erradicar o analfabetismo

A Prefeitura de Campinas, por meio da Fundação Municipal para Educação Comunitária (Fumec), vinculada à Secretaria Municipal de Educação (SME), lançou na tarde desta quinta-feira, 3 de fevereiro, a 9ª edição da Campanha Fevereiro Violeta. A iniciativa pretende erradicar o analfabetismo até 2024, conforme prevê o Plano Nacional de Educação. 

O prefeito Dário Saadi abriu a campanha na Sala Azul do gabinete, acompanhado do secretário de Educação de Campinas, José Tadeu Jorge, e da secretária de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos (SMASDH), Vandecleya Moro. A EPTV, Sanasa e Parque D. Pedro Shopping apoiam a iniciativa.

A cor violeta foi escolhida para a campanha por simbolizar a dignidade, a prosperidade e o respeito, substantivos que convergem com a missão da Fumec: possibilitar às pessoas, em qualquer fase de sua vida, o acesso à educação. A missão do Fevereiro Violeta é ser referência no ensino de jovens, adultos e idosos, além de ajudar os alunos a realizarem seus objetivos, por meio de aulas de EJA (Educação de Jovens Adultos e Idosos) e Educação Profissional.

O principal foco da campanha é a busca ativa de pessoas que não tiveram a oportunidade de frequentar a sala de aula. Durante este mês de fevereiro, equipes da Fumec estarão espalhadas pela cidade, em terminais de ônibus, praças públicas e no Parque D. Pedro Shopping, para fazer a abordagem de pessoas com mais de 15 anos que não concluíram o ensino fundamental.

“O que eu acho interessante no Fevereiro Violeta é a busca ativa, não só tentar despertar aquela pessoa que é analfabeta, mas também incentivar as outras pessoas a ajudar o próximo, trazer quem não é alfabetizado em pleno século 21”, disse o prefeito de Campinas.

“Em um mundo que está se tornando cada vez mais digital, cada vez mais tecnológico, o analfabetismo básico é uma barreira preliminar para que a pessoa ingresse nesse mundo da inovação. A luta contra o analfabetismo é fundamental. Se a pessoa não sabe nem ler e nem escrever, calcule a dificuldade em entrar em um mundo cada vez mais exigente, em se comunicar, em interagir com as demais pessoas”, completou o prefeito.

Dário disse que muitas vezes a pessoa que não sabe ler e nem escrever se sente constrangida de buscar ajuda, pois fica com vergonha e permanece em uma vida de dificuldade e restrições no seu dia a dia. “Por isso é importante conscientizar não apenas estas pessoas, mas a sociedade”, reforçou.

A campanha não se dirige apenas às pessoas não alfabetizadas, mas também àquelas que conhecem alguém que não teve a oportunidade de estudar. Busca atingir também os formadores de opinião, para que pratiquem a cidadania e ajudem a incentivar o aprendizado no município.

Neste mês, a campanha contará com distribuição de panfletos, cartazes em ônibus, painéis de divulgação (“pirulitos”), publicidade no rádio, televisão e mídias digitais, estandes em pontos movimentados, luzes violeta em prédios públicos e privados e carro de som para chamar a atenção do público para o tema.

A Fumec informa que as matrículas e pré-matrículas podem ser feitas pelo telefone (19) 3519-4300. As aulas são gratuitas e os alunos ainda recebem material escolar, bilhete único, uniforme, óculos de grau e lanche.

Desafios

A secretária de Assistência lembrou a necessidade de a sociedade se recuperar das perdas trazidas pela pandemia. “Este é o nono ano da campanha e sabemos como é importante investir na questão da alfabetização. Sabemos que a pandemia trouxe diversos desafios e que afetou principalmente a saúde, educação e assistência, e nós vimos uma regressão social. A alfabetização é um dos caminhos que nós podemos oferecer para estas pessoas que estão com tanta dificuldade”, disse a Vandecleya Moro.

Para o secretário de Educação, José Tadeu Jorge, “a educação é absolutamente indispensável para que o cidadão se complete efetivamente. E esta busca por identificar e incluir essas pessoas que ainda não completaram a sua educação – especialmente no nível fundamental – e também dependem ainda de estudos para a sua alfabetização é algo essencial, e o poder público deve fazer todos os esforços para atender essas pessoas e providenciar a alfabetização e a educação inicial necessárias”.

Tadeu Jorge afirmou que “o poder público não consegue fazer isso sozinho e portanto as parcerias com as empresas, com as organizações sociais e com a sociedade como um todo é essencial para que logremos o nosso objetivo”. Falando da meta da campanha, o secretário de Educação apontou que “a ideia é que cada um que conheça alguém que precise completar os seus estudos encaminhe a pessoa a qualquer escola, para que ela se vincule a um curso de educação de jovens e adultos”.

Parceiros

Também estiveram presentes à abertura do Fevereiro Violeta o diretor de Relações Públicas da EPTV e do Grupo EP, Paulo Brasileiro; Marcelo Zaffalon, Superintendente do Parque D. Pedro Shopping, e o gestor dos Programas de Educação de Jovens e Adultos da Fumec, professor José Batista de Carvalho Filho.

“A pessoa pode se matricular em qualquer época do ano. O Fevereiro Violeta tem este objetivo de conscientizar as pessoas que podem ajudar alguém que não saiba ler e escrever a buscar uma sala da Fumec. Ao todo, nós temos 80 espaços distribuídos no município, totalizando 116 salas de aula. Estamos prontos para receber as pessoas”, reiterou Carvalho Filho.

O superintendente do Parque D. Pedro Shopping parabenizou a Fumec pelo trabalho desenvolvido com os alunos do Programa de Educação de Jovens e Adultos. Em sua fala, destacou que “em 2022, o Parque D. Pedro Shopping completa 20 anos e desde o início buscamos ser mais do que um centro de compras, temos uma preocupação constante com o bem-estar de forma geral da sociedade e os projetos de responsabilidade social estão entre os pilares da cultura de nossa empresa. É com base neste princípio que temos a satisfação de participar da campanha, em parceria com a Prefeitura de Campinas”.

Zaffalon apontou que “seja por falta de oportunidade ou de tempo, muitos jovens e adultos acabam não priorizando os estudos. Por isso, traremos a sala de aula para dentro de nosso shopping. Além disso, teremos um quiosque da Secretaria Municipal de Educação também dentro do shopping durante todo o mês de fevereiro, oferecendo informações sobre Educação de Jovens e Adultos. Vamos utilizar, ainda, nossas redes sociais para incentivar a retomada dos estudos, e nosso símbolo, a andorinha, ganhará iluminação violeta”.

“Gerar oportunidades, fazer com que todo mundo tenha as mesmas condições e que possa sonhar com uma vida cada vez mais digna é a função de qualquer meio de comunicação. Por isso, estaremos sempre envolvidos, estaremos sempre contribuindo para que a nossa região cresça cada vez mais e que a gente consiga levar cada vez mais oportunidades para as nossas comunidades. Por isso parabenizo o prefeito Dário e toda a sua equipe por esta visão de pensar e agir cada vez mais pela comunidade menos favorecida de nossa cidade e de nossa região”, afirmou Paulo Brasileiro.

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