Nossa Cidade
Finais do Campeonato Municipal de Futebol de Base reúne grande público em Campinas
As equipes Eurobarcelona, na categoria sub 11, Projeto Bugrinho Estádio, categoria sub 13, e Servidores, categoria sub 15, conquistaram os títulos do Campeonato Municipal de Futebol de Base 2024. As finais, disputadas na Praça de Esportes Argemiro Roque, no bairro do São Bernardo, neste sábado, 23, se transformaram em uma festa de encerramento, sendo acompanhadas por um grande público, identificado com o evento educativo que valoriza a inclusão.
Para o secretário municipal de Esportes e Lazer, Fernando Vanin, o Campeonato Municipal de Futebol de Base alcançou, nesta 14 ª edição, as metas elaboradas desde o princípio do projeto, que vai além da competição. “O Campeonato de Base é um ‘querido’ da Secretaria de Esportes porque une performance esportiva com responsabilidade educacional, uma vez que damos muita importância à formação integral das crianças. Respeito, disciplina, trabalho em equipe e muita bola no pé. Este conjunto é a nossa missão com esse campeonato”.
A realização do Campeonato Municipal de Futebol de Base foi concedida por meio de emenda impositiva do vereador Major Jaime. A 14ª edição da competição contou com a participação de 20 agremiações, com um total de 60 equipes, distribuídas nas categorias sub 11, sub 13 e sub 15. Foram aproximadamente 1.200 alunos defendendo algumas equipes mistas, ratificando a essência da competição em ser inclusiva.
As decisões
Na primeira final do dia, a vitória ficou com o Eurobarcelona, que fez 3 x 0 sobre o Águia. Os gols foram marcados por Luiz Fernando, João Lucas Vicente e Henrique Mariano Piobvan. O jogo foi controlado pelo Eurobarcelona mostrando a força dos meninos em campo, que garantiram o bicampeonato na categoria sub 11.
O segundo jogo das finais foi da categoria sub 13. O Projeto Bugrinho Estádio venceu o Águia por 1 x 0. O jogo se mostrou equilibrado. Porém, nos últimos minutos do primeiro tempo, Caíque Soares Pedrosa marcou para o Bugrinho Estádio. No segundo tempo, a equipe conseguiu sustentar o placar para conquistar o título.
Para fechar o campeonato, a disputa de título da categoria sub 15 foi entre Servidores e Ponte Preta Ruy Rodrigues. O time do Servidores levantou o troféu de campeão com uma vitória por 2 x 1. Pedro Augusto Soares Maria, autor dos dois gols pelo Servidores, desequilibrou a partida. A Ponte Preta Ruy Rodrigues, contudo, lutou até o fim. Nos acréscimos, Clarlyson Pedro da Silval marcou para a equipe pontepretana. Mas o dia era mesmo dos Servidores, que assegurou o título.
Projeto consolidado
A ideia de promover a sociabilização por meio do esporte ganhou força e notoriedade, com a importante conscientização das crianças e adolescentes, inseridos na faixa etária de 9 anos a 15 anos, ao cumprirem as regras estabelecidas. A serenidade e o respeito ao próximo são prioritários, mesmo quando a vontade de vencer tenta ser mais forte que a razão.
O planejamento para o bom funcionamento do cronograma , depois de desenhado, começou a ser efetivado com as inscrições das comissões técnicas e atletas, ainda no mês de março. Feita a conferência dos dados, foi realizada a cerimônia de abertura, no dia 20 de abril, na arena do Colégio Raphael Di Santo, com a presença dos alunos, comissões técnicas dos times das três categorias, sendo que a rodada de abertura ocorreu no dia 27 de abril.
As 20 agremiações e projetos sociais que participaram do Campeonato Municipal de Futebol de Base neste ano foram: LM Soccer, Ponte Preta Amoreiras, Projeto Bugrinho Estádio, Eurobarcelona, Associação dos Servidores Públicos Municipais (ASPM), Águias, Boca Júnior, Ponte Preta Paineiras, Hípica, Cecojam, Projeto Bugrinho Ouro Verde, Ponte Preta Nova Europa, Associação Iatajaí, Shalk 09, Ronaldo Academy, Clube Bonfim, Ponte Preta Ruy Rodrigues, Projeto Bugrinho Aurélia, Flamenguinho e Revela Soccer.