Nossa Cidade
Fiscalização de trânsito por câmeras completa um mês com 232 autuações
Após um mês da efetiva fiscalização remota de trânsito por meio de câmeras de monitoramento, iniciada em 7 de novembro, a Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) registrou 232 autuações. Nas três primeiras posições do ranking estão: estacionamento proibido, com 62 multas aplicadas; vaga rápida, com 50 multas; e carga / descarga, com 48 multas aplicadas no período.
As vias com maior incidência de autuações são as avenidas Francisco Glicério, Dr. Campos Sales e Dr. Moraes Salles, nesta ordem. Na avaliação do secretário de Transportes e presidente da Emdec, Carlos José Barreiro, o total está dentro do esperado. “Já tínhamos uma média de registro diário, durante o período de teste assistido. Os números apresentaram variação muito pequena. Agora, esperamos que ocorra um declínio gradual, com a maior conscientização e respeito às Leis de Trânsito, por parte dos motoristas”. Durante o período de teste assistido, a Emdec flagrou 527 infrações de trânsito.
As câmeras são utilizadas de forma compartilhada com a Central Integrada de Monitoramento de Campinas (CIMCamp). São monitorados os raios de 15 cruzamentos da região central e entorno, por agente da Mobilidade Urbana alocados na Divisão de Controle Operacional da Emdec. Em todas as vias há placas de trânsito com a inscrição: “FISCALIZAÇÃO DE TRÂNSITO POR CÂMERAS DE MONITORAMENTO”.
São fiscalizadas infrações como: parada / estacionamento irregular; parada / estacionamento sobre a calçada; parada em fila dupla; vaga rápida; conversões proibidas; parada / estacionamento em ponto de táxi; carga e descarga; e uso indevido de faixa exclusiva, entre outras.
“Nossa intenção é, futuramente, expandir esse tipo de fiscalização. Assunto que ainda estamos estudando com cuidado. Nosso maior objetivo é o de reduzir o número de acidentes e mortes no trânsito, no nosso município”, revelou Barreiro.
Confira os eixos monitorados
– Anchieta x Barreto Leme;
– Campos Sales x Onze de Agosto;
– Carolina Florence x Theodureto de Almeida Camargo;
– Francisco Glicério x Benjamin Constant;
– Francisco Glicério x Campos Sales;
– Francisco Glicério x Conceição;
– Francisco Glicério x General Osório;
– General Osório x Barão de Jaguara;
– Irmã Serafina x Conceição;
– Irmã Serafina x Dr. Moraes Salles;
– Moraes Salles x José Paulino;
– Regente Feijó x Ferreira Penteado;
– Senador Saraiva x Benjamin Constant;
– Senador Saraiva x Campos Sales;
– Treze de Maio x José Paulino.