Nossa Cidade
Fiscalizações de trânsito nas avenidas John Boyd Dunlop e Norte-Sul realizam 139 autuações
A Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) e a Guarda Municipal (GM) realizaram duas operações integradas de fiscalização nesta semana. Na terça-feira, 2 de abril, a fiscalização ocorreu na avenida John Boyd Dunlop, sentido bairro/centro, próxima à rua Achiles Bertoldi. Já nesta quinta-feira, 4 de abril, o aparato de segurança no trânsito se instalou na avenida José de Souza Campos (Norte-Sul), sentido Guarani/Taquaral, próximo à avenida João Mendes Junior.
Na JBD, foram realizadas 66 abordagens (51 motos e 15 automóveis), que resultaram em 84 autuações. Somente nas motos abordadas foram registradas 78 autuações. Dezenove motos e seis carros foram removidas ao Pátio Municipal, totalizando 25 remoções. Três motos e um carro foram retidos e regularizaram a situação no próprio local. A maior parte das motocicletas foram removidas por irregularidades no escapamento.
Na tarde desta quinta-feira, foram realizadas 73 abordagens (63 motocicletas e 10 automóveis). Do total de 55 autuações, 44 foram aplicadas a motocicletas e 11 a automóveis. Foram encaminhados 13 veículos ao Pátio Municipal (12 motos e um automóvel). Barradas na blitz, seis motos e dois carros regularizaram a situação no próprio local e evitaram ser removidas.
Como parte das ações educativas que compõem o objetivo dessas operações de fiscalização, nesta semana 104 condutores de motos e seus eventuais caronas foram orientados quanto ao uso obrigatório das viseiras como forma de aumentar a segurança, prevenindo sinistros.
Desdobramentos
O trabalho conjunto da Emdec com a Guarda Municipal funciona a partir do resultado do monitoramento de câmeras que flagram veículos que cometem infrações recorrentes e são previamente identificados pelo banco de dados da Emdec. Esta informação é compartilhada com a GM que aciona a viatura mais próxima, realiza a abordagem e efetiva a apreensão do veículo que é recolhido ao Pátio Municipal.
A fiscalização de trânsito é feita através de blitze periódicas. Além das barreiras, os agentes da Mobilidade Urbana fazem as autuações diariamente que se somam às ações de inteligência como a da noite desta terça-feira.
Nova lei ampliou atuação
Atualmente, as abordagens se embasam na aplicação da Lei 14.599/2023, que ampliou as competências dos órgãos municipais no que se refere à fiscalização de trânsito. Desde então, os agentes da Mobilidade Urbana podem fiscalizar diversos enquadramentos do Código de Trânsito Brasileiro, entre eles o estado de conservação dos veículos e a documentação.
As parcerias com as corporações policiais viabilizam um enfoque sob o aspecto criminal.