Nossa Cidade
Flic@ atrai mais de 12 mil pessoas à Estação Cultura
O Flic@ – 1º Festival Literário de Campinas foi um sucesso de público voltado à leitura e também as atividades artística e cultural. O evento realizado pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, atraiu mais de 12 mil pessoas nos quatro dias, de 16 a 19 de novembro, na Estação Cultura. O Flic@ faz parte das ações em comemoração aos 250 anos de Campinas.
Foram 26 escolas e 4.180 alunos nos três dias – quinta, sexta e domingo – que estiveram no Flic@. No sábado, muitos dos alunos voltaram ao evento com suas famílias. O sábado também foi bem agitado com cerca de 8 mil pessoas que passaram ao longo do dia pelo local.
Sinfônica e cantora baiana
Os destaques ficaram por conta do concerto da Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas com a cantora baiana Luedji Luna, no sábado; a palestra com o Professor doutor Lindener Pareto – “Ser professor em tempos de guerra” na sexta-feira; a apresentação dos espetáculos infantis na abertura e na sexta-feira, além da pauta indígena e afro. Junto com o Flic@ aconteceu também a 2ª Feira Afro Literária “Laudelina de Campos Mello”, com a presença de autores negros locais.
No domingo, em função das fortes chuvas que atingiram Campinas e em comum acordo com os expositores, foi decidido encerrar o Flic@ antes do horário previsto. Sem prejuízo ao público e aos expositores.
A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, a Coordenadoria de Bibliotecas, a Coordenadoria de Cidadania Cultural e a Coordenadoria de Produção Cultural divulgaram um agradecimento aos participantes do Flic@.
“Em nome da equipe do Flic@ 2023, expressamos nossa profunda gratidão pela presença e participação das renomadas editoras que abrilhantaram nosso evento com seus talentos e obras. A todas as editoras, coletivos e autores independentes que contribuíram para enriquecer nosso espaço literário, nosso mais sincero agradecimento. Foi um privilégio e uma alegria contar com suas obras que encantam, despertam emoções e que conduziram nossos visitantes por jornadas únicas através das letras”.
O comunicado agradece “imensamente por fazerem parte desta celebração da literatura e por compartilharem suas preciosas contribuições. Estamos ansiosos para futuros encontros e para continuar explorando juntos os fascinantes universos que as palavras podem criar”.
Agradecimento
Expositores também agradeceram a oportunidade do evento. “Parabéns! Ousadia e Resistência, sempre! Vamos fazer de Campinas uma cidade leitora!”. “Uma lindeza de evento do começo ao final. Parabéns aos envolvidos pela coragem e pela ousadia. Que possamos continuar a nos fortalecer em nome da arte literária. Estamos prontos para começar o plantio do Flic@ 2024”, foram algumas das mensagens.
O Flic@ 2023 contou com 35 expositores, sendo 31 editoras/distribuidoras de Campinas e de outras cidades do País; participação de 50 autores independentes, 120 oficinas e um palco principal para 18 apresentações artísticas. Também participaram a Academia Campinense de Letras e a Academia Campineira de Letras e Artes, Luciano Szafir, conselheiro-presidente do Instituto Formando Leitores.