Nossa Cidade
Flic@ recepciona 2ª Feira Afro Literária “Laudelina de Campos Mello”
No coração da efervescente cena literária de Campinas, a 2ª Feira Afro Literária “Laudelina de Campos Mello” marca sua abertura no Flic@ – Festival Literário de Campinas, com a presença de autores negros locais, na Estação Cultura.
A iniciativa visa dar visibilidade e apoiar iniciativas voltadas à literatura desenvolvidas por pessoas negras da cidade e região como também representa um marco significativo no Mês da Consciência Negra, promovendo uma rica diversidade cultural e intelectual da comunidade afrodescendente.
A curadoria do Flic@ e da 2ª Feira Afro-Literária é das coordenadorias de bibliotecas, cidadania cultural e produção cultural. Dandewara Pereira, coordenadora Departamental de Bibliotecas da Secretaria de Cultura e Turismo, lembra que a 1ª Feira Afro Literária contou com 20 expositores, sendo realizada no dia 20 de novembro de 2022, Dia da Consciência Negra.
“O evento literário é mais do que uma celebração; é um convite para celebrar, considerar e destacar a contribuição vital da Comunidade Afrodescendente no desenvolvimento da cidade, especialmente no campo literário. A feira emerge como um tributo à riqueza intelectual e criativa da população negra não apenas em Campinas, mas em toda a região”, destaca Pereira.
Segundo a coordenadora, no campo literário, Campinas se orgulha de ser um grande produtor de obras que registram e evidenciam a história do povo local e nacional em toda a sua diversidade. Durante o evento, os participantes terão a oportunidade de explorar uma variedade de obras que registram e iluminam a rica história da população negra, oferecendo uma narrativa mais completa e inclusiva sobre a cidade e o país.
A proposta da Feira Afro Literária nasceu de um encontro de Francisco Lima Neto, um dos curadores, com o prefeito de Campinas, Dário Saadi que, juntos, tiveram a ideia de promover a Feira. Francisco Lima Neto tem atuado no resgate da biografia de personalidades e eventos históricos de Campinas e região. Ele é um dos escritores/participantes também desta edição.
Viviane de Paula, escritora e modelo, fará o lançamento do seu livro “Flores Roxas”. Ela esteve na abertura do Flic@ e falou sobre o seu livro de poemas que narra a trajetória de uma mulher que viaja por diversos continentes enquanto tem que lidar com questões de autoestima, ela não se vê no cabelo, não se vê no corpo dela. “Ela sofre violência doméstica, sofre violência de gênero, só que tem um momento na trama que ela consegue reverter esse ciclo de dor que a vida dela era e consegue ressurgir e florescer como uma flor, por isso o nome do livro é Flores Roxas”, conta.
Viviane espera que tanto o Flic@ quanto a Feira Afro sejam eventos muito enriquecedores para a cidade de Campinas. “É preciso atividades desse tipo para que as pessoas leiam mais, para que a literatura seja mais fomentada no Brasil, especialmente de autoras e autores independentes”, disse ela.
Escritores/Palestrantes
Alessandra Ribeiro
Edna Lourenço
Prof. Dr. Lindener Pareto – Palestra: “Ser professor em tempos de guerra”
Raquel Alves – Paladar Cultural
Thiago Bueno – Palestra: Desbloqueando o Poder das Comunidades Gamer
Aline Pachamama, Lu Ahamy e Awa Mbarete – Povos originários
Flávia Martins
Francisco Lima Neto
Atrações Afros no Flic@
Saguão da Estação Cultura
Exposição: “Marquesa” João Almeida
Exposição CEPIR: “Dez Herois Negros de Campinas
Sexta-feira – 17/11
Sala 07 (Ceprocamp)
15h-16h: roda de conversa infantil – Flavia Martins de Carvalho – meninas sonhadoras, mulheres cientistas
Sábado – 18/11
Auditório (Ceprocamp)
13h-14h: Roda de conversa infantil – Flavia Martins de Carvalho e Francisco Lima Neto
14h-15h: Alessandra Ribeiro e comendadora Edna Lourenço
*Confira a programação completa do Flic@ no hotsite https://portal.campinas.sp.gov.br/sites/flica.
Serviço
1º Festival Literário de Campinas – Flic@
Dias e horários: 16/11 (quinta-feira) e 17/11 (sexta-feira), das 8h às 21h; 18/11 (sábado) e 19/11 (domingo), das 9h às 21h
Local: Estação Cultura
Entrada gratuita
Programação completa: https://portal.campinas.sp.gov.br/sites/flica
Campinas 250 Anos
O Flic@ – Festival Literário de Campinas integra a série de ações para as comemorações dos 250 anos de Campinas. Até o dia 14 de julho de 2024 a Prefeitura anunciará 250 realizações, uma por dia, em todas as áreas, para oferecer mais qualidade de vida para cerca de 1,1 milhão de habitantes que vivem na cidade, além de quem vem para trabalhar e passear.
Saiba mais pelo site https://portal.campinas.sp.gov.br/sites/250anos/.