Connect with us

Nossa Cidade

Força-tarefa realiza 26 cirurgias pediátricas no Hospital Mário Gatti nesta sexta-feira

 
O Hospital Municipal Dr. Mário Gatti programou para esta sexta-feira, feriado de 8 de dezembro, uma força-tarefa para realização de 26 cirurgias pediátricas. Serão realizadas sete cirurgias de hérnia umbilical, três de hérnia inguinal, 11 de fimose (postectomia) e cinco procedimentos para a correção do freio labial.
 
 
Os procedimentos ocorrem no sistema que os pacientes têm alta no mesmo, o chamado leito dia. As crianças convocadas integram uma lista cirúrgica do SUS municipal onde há, atualmente, 516 pacientes aguardando a realização de frenulectomia, postectomia, hernioplastia inguinal e umbilical.
 
 
Esses procedimentos são realizados, pelo SUS municipal, nos hospitais Mário Gatti, Complexo Hospitalar Prefeito Edivaldo Orsi (Ouro Verde) e PUC-Campinas. Os pacientes são convocados de acordo com o tempo de espera e suas condições gerais.
 
 
A hernioplastia inguinal consiste no tratamento cirúrgico da hérnia inguinal, também chamada de hérnia na virilha, que ocorre quando os tecidos do interior do abdome saem por um ponto fraco da parede muscular abdominal na região da virilha, e forma uma tumefação, tipo de inchaço.
 
 
Já a cirurgia de hérnia umbilical corrige uma saliência que aparece na região do umbigo e que é formada por gordura ou por parte do intestino que conseguiu atravessar o músculo abdominal.
 
 
Na postectomia (cirurgia de fimose) é retirado o excesso de pele e o anel fibroso que recobrem o pênis e podem prejudicar sua exposição normal e dificuldade na higiene.
 
 
Outro procedimento programado é a correção de freio labial – estrutura que se localiza na gengiva, normalmente entre os dentes incisivos centrais, e se insere nos lábios superiores e inferiores. Esse tipo de estrutura influencia no movimento dos lábios, limitando-os e pode prejudicar o sorriso do indivíduo
Sair da versão mobile