Connect with us

Nossa Cidade

Formulário facilita atestado de comorbidade para vacina contra Covid-19

A Secretaria de Saúde de Campinas disponibilizou nesta sexta-feira, 14 de maio, um formulário para que pessoas com comorbidades (doenças com maior risco de terem a forma grave de COVID-19) ou seus médicos, possam baixar pela internet, para atestarem que se enquadram no grupo de risco para receber a vacina contra a Covid-19.

O agendamento está aberto, atualmente, para pessoas com comorbidades e com 50 anos ou mais, e a previsão é que em 21 de maio será aberto para pessoas com 45 anos ou mais. O público esperado para vacinação, acima de 50 anos e com comorbidades, é de 40 mil pessoas. Até o momento, 13 mil pessoas agendaram, ou seja, apenas 32,5%.

Um dos motivos da baixa procura pelo agendamento, segundo a coordenadora da Vigilância de Agravos e Doenças Transmissíveis do Departamento de Vigilância em Saúde (Devisa) de Campinas, Valéria Almeida, pode ser dúvidas sobre quais doenças dão direito ao agendamento, ou seja, se as doenças que as pessoas apresentam estão na lista das que podem receber a vacina.

Podem ser imunizadas pessoas que possuem doenças como diabetes, pressão alta acompanhada de outras doenças, enfisema pulmonar, “bronquite crônica”, anemia falciforme, arritmias, doença renal crônica, uso de medicamentos que diminuem a imunidade (imunossupressores), entre outras.

Quem se enquadra nesse grupo prioritário deve levar o formulário ao seu médico, para que ele ateste a existência de uma das comorbidades elencadas para esse grupo de risco. O médico assinalará a comorbidade e, no final, irá datar, assinar e carimbar. O carimbo precisa ter o nome do profissional e o número do registro do CRM.

No dia agendado, quem faz parte desse grupo prioritário deve levar o formulário ao centro de imunização onde marcou para tomar a vacina. As pessoas podem também apresentar receituário médico, que deve conter a prescrição de medicamentos que confirmam a condição clínica que indica a vacinação e, nesse caso, é também necessário que o número do CRM do médico esteja nítido, porque será obrigatório para a inserção no sistema de vacinação.

O formulário pode ser baixado no endereço https://vacina.campinas.sp.gov.br/sites/vacina.campinas.sp.gov.br/files/VacinaCOVID-19_FormularioMedicoParaVacinacaoComorbidadesCampinas2021.pdf .

Sair da versão mobile