Nossa Cidade
Fotógrafa registra em exposição moradores do Oziel, Monte Cristo e Gleba B
O Parque Oziel, Jardim Monte Cristo e Gleba B (OMG) recebem neste sábado, dia 23, a série “Dia que é Noite – Noite que é Dia” da fotógrafa Isabela Senatore. Esta é a terceira mostra de arte contemporânea que é exposta nas paredes de casas e comércios desses bairros. A abertura da exposição será às 9h, na Associação Douglas Andreani (ADA), na Rua Wadi Abdala Gnatos, nº 7, e em seguida será feita a visitação aos pontos em que estarão as fotografias.
O projeto Ocupação Ocupação, que tem a curadoria de Danilo Garcia e Andrea Mendes, foi selecionado pelo Programa de Ação Cultural da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo (ProAC) em 2022. O projeto conta com o apoio institucional da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo.
A série “Dia que é Noite – Noite que é Dia” parte da pesquisa artística da fotógrafa sobre diversidade cultural como herança comum da humanidade. “Comecei essa pesquisa em 2018 em alguns estados brasileiros e venho fotografando rostos e traços dessas representações. Desta vez, apresento retratos de pessoas que são símbolos de força da minha cidade Campinas fotografados na comunidade do Monte Cristo”, explica Senatore.
Para a artista, o “Dia que é Noite” está nas linhas capturadas nos rostos das pessoas. E a “Noite que é Dia” tem traços da luz que revelam os detalhes mais importantes do reflexo de cada indivíduo e de cada lugar. “Existe uma pluralidade de cores, de belezas e de luta na construção do espaço de cada um”. Como contrapartida, Senatore dará uma oficina gratuita de fotografia em que os próprios moradores irão retratar a comunidade em que vivem.
Segundo o curador Danilo Garcia, a proposta de retratar os moradores da comunidade é dar visibilidade para eles, que tenham rosto, que ganhem visibilidade. “O que queremos trazer é a força dessas pessoas que construíram o bairro e pertencem a ele”.
A expografia da exposição utiliza as casas como suporte, compondo, juntamente com as características do espaço arquitetônico. Os retratos serão impressos em grandes lonas plásticas e pendurados no lugar onde se encontram as imagens de outra artista visual, Rochelle Costi, que inaugurou o projeto.
“Esperamos que os moradores se sintam reconhecidos através das pessoas que escolhemos para serem retratadas. São pessoas muito conhecidas que viveram e experienciaram as dificuldades que existiam na formação do bairro”, explica a curadora Andrea Mendes.
Reciclagem
Ao final da exposição de Isabela Senatore, todas as lonas impressas com fotografias que fizeram parte do projeto, inclusive as de Rochelle Costi, serão transformadas em bolsas, pufes e outros itens por costureiras locais que serão contratadas e os itens serão comercializados.
Essa atividade foi proposta por Costi, que tinha interesse em trabalhar diretamente com a comunidade no intuito de oferecer meios das pessoas envolvidas na confecção dos produtos participarem do projeto e virem a desenvolver uma nova possibilidade de reaproveitamento do material plástico e gerando valor e retorno para elas.
Rochelle Costi faleceu em novembro de 2022 após ser atropelada em São Paulo. Entretanto, suas ideias e sugestões dentro do Projeto Ocupação Ocupação se mantêm e estão sendo implementadas.
Sobre a fotógrafa
Isabela Senatore é campineira e tem um extenso currículo na fotografia. Formada em fotografia pela The Art Institute of Boston at Lesley University, em 2001, estagiou na renomada agência Magnum Photos em Nova York. A artista visual já recebeu dois prêmios internacionais pela monografia “Devoção” e entre 2001 e 2019 se dedicou a projetos documentais pelo Brasil, Guatemala, México, Peru e Índia. Desde 2004, ela e o fotógrafo João Chimentão são parceiros no trabalho em estúdio de fotografia institucional, publicitária, fotojornalismo e documental.
Colaborou com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) no registro imaterial em Muqui e Mimoso do Sul, no Espírito Santo, e já participou de vários projetos culturais como documentarista. Em 2019, publicou sua segunda monografia “Transitório” e transformou ele em fotofilme que foi selecionado pela primeira mostra de fotofilmes do Festival Hercule Florence. Como professora e curadora, organiza expedições fotográficas para ensinar a arte da fotografia.
Ocupação Ocupação
O projeto Ocupação Ocupação foi selecionado pelo Programa de Ação Cultural da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo (ProAC) em 2022. Ele é uma idealização do curador e artista visual Danilo Garcia, que convidou a curadora Andrea Mendes, também artista visual atuante naquelas comunidades, para em conjunto fazerem a curadoria do projeto.
Mendes faz parte da comunidade do Jardim Monte Cristo e tem profundo conhecimento daquele espaço. O Complexo Parque Oziel, Jardim Monte Cristo e Gleba B (OMG) conta hoje com cerca de 100 mil moradores.
SERVIÇO:
Abertura da exposição “Dia que é Noite – Noite que é Dia”, de Isabela Senatore
Dia: 23 de setembro – sábado.
Hora: 9h.
Local: Jardim Monte Cristo (no GPS indica continuação do Jardim do Lago).
Visitas: de 23 de setembro a 22 de outubro. As visitas podem ser agendadas pelo (11) 99660-3347.