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Frutas têm queda de preço no Mercado de Hortifruti da Ceasa Campinas

Nas últimas semanas, os preços de algumas frutas como o morango, a melancia e a pitaia apresentaram diminuição significativa no preço, seja pela menor demanda ou por maior oferta dos produtos no Mercado de Hortifruti da Ceasa Campinas. No caso da Pitaia, o preço caiu 70%, do morango, 50%, e da melancia, 30 %. Uma boa opção, porque que são frutas bastante consumidas no calor.
 
No mês de dezembro, o custo do quilo da pitaia chegou a R$22,50, nesta semana está custando R$7,50, uma queda de 70% no preço por quilo. Já o morango chegou a custar R$29,17 no final de dezembro e, nesta semana, está saindo por R$13,13 o quilo, uma redução de mais de 50%.
 
De acordo com o gerente de mercado de Hortifruti da Ceasa Campinas, Ricardo Munhoz, a dinâmica de formação de preços em uma Central de Abastecimento está condicionada a fatores agroclimáticos, logísticos e mercadológicos. “Por essa razão, as variações para baixo podem se reverter em curto espaço de tempo, bastando, por exemplo, ocorrerem chuvas nas regiões produtoras ao ponto de impedirem a colheita”, afirma o gerente. Munhoz destaca ainda que tais variações, por outro lado, nem sempre ocorrem ao mesmo tempo que o varejo.
 
Pitaia
 
A pitaia é uma fruta que tem se tornado mais conhecida e vem caindo no gosto dos consumidores. E esta demanda é influenciada pela produção da fruta em grande escala e a consequente redução do preço.
 
Conforme o Ricardo Munhoz, a popularidade da fruta aumenta à medida que o produto fica mais visível nas gôndolas do varejo e isso depende também da maior oferta no atacado. A época de preços mais baixos, no primeiro semestre, mostra que a demanda é inferior à oferta. Segundo o gerente, isso é bom para o consumidor, mas, com a popularização do cultivo no campo, as maiores expectativas de produção podem causar excesso do produto no mercado. “O fomento ao consumo é uma maneira de reduzir o risco de excesso na busca de um equilíbrio entre demanda e oferta para que produtor e consumidor fiquem satisfeitos com o preço de venda e de compra, respectivamente”, afirma.
 
O conceito de que a pitaia é uma fruta gourmetizada está mudando à medida que a área cultivada da fruta vem aumentando e refletindo numa maior expectativa de oferta na Ceasa. “Se a percepção gourmet estiver associada ao valor da fruta e à sua escassez, isso tende a diminuir com o tempo, pois a pitaia está cada vez mais popular”, ressalta Munhoz.
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