Connect with us

Nossa Cidade

Fumec reforça busca ativa em locais estratégicos para erradicar analfabetismo em Campinas

Tendas espalhadas nas cinco regiões de Campinas estão entre as ações estratégicas implementadas pela Fundação para a Educação Comunitária de Campinas (Fumec) para a conscientização e o engajamento da população na tentativa de reduzir, cada vez mais, o número de pessoas sem alfabetização no município.
 
 Até o dia 2 de março, monitores farão a abordagem das pessoas que passarem pelos postos estrategicamente instalados (veja abaixo). Ontem, hoje e amanhã, as equipes trabalham no Terminal da Vila Padre Anchieta, na Região Norte. 
 
“Estamos empenhados em erradicar o analfabetismo na cidade de Campinas. Os locais estratégicos para a instalação das tendas, por exemplo, integram as ações pensadas para o Fevereiro Violeta, mês em que reforçamos a busca ativa para que pessoas não alfabetizadas tenham a oportunidade de frequentar a escola”, explica José Batista de Carvalho Filho, gerente de Educação de Jovens, Adultos e Idosos da Fumec.
 
Carvalho Filho explica que, nas abordagens,  a população é convidada a identificar e apresentar à Fumec pessoas que não tiveram a oportunidade de estudar na idade apropriada. Isso os incentiva a conhecer mais sobre o projeto e a se engajar na propagação dessa política pública. As matrículas e o início das aulas são feitos de imediato”, afirma o gerente. 
 
Segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), de dezembro de 2023, Campinas tem 14.746 pessoas sem alfabetização. Desde 2013, a Fumec atendeu aproximadamente 40 mil alunos na modalidade EJA Anos Iniciais. 
 
 A campanha pela Busca Ativa foi iniciada em 2014. Para 2024, a Fumec dispõe de 104 classes, com a possibilidade de ampliação conforme as demandas. Os cursos oferecidos para Jovens, Adultos e IdososO a, do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, são destinados a pessoas a partir de 15 anos, sem estudo ou com baixa escolaridade. O telefone para contato é (19) 3519-4300. 
 
 
O aluno recebe material didático, uniforme, alimentação e vale transporte (para aqueles que moram ou trabalham a mais de dois quilômetros da unidade escolar).
 
Aqueles que pretendem dar continuidade aos estudos podem procurar a Secretaria Municipal de Educação (SME), que oferece o Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano). O telefone de contato é (19) 2515-7255. As informações sobre os cursos de educação profissional do Ceprocamp podem ser obtidas pelo telefone (19)  3731-3650.
 
 Veja os locais das tendas, com atendimento das 9h às 18h:
 
 Até 17/02 :Terminal de ônibus Padre Anchieta (R. Papa São Dionísio, 395 – Conj. Hab. Padre Anchieta) Região Norte
 
 
 Dias 19 e 20/02 – Parque Ecológico Dom Bosco ( Av. Com Emílio Pieri, 221 – Conj. Hab. Vida Nova, ao lado do mercado Dom Bosco) Região Sudoeste
 
 
Dias 21 e 22/02 – Praça Rita Teodora de Siqueira (Rua Armando Frederico Renganeschi, 641, Jardim Cristina) Região Sudoeste
 
 
Dias 23, 24, 26 e 27/02 – Praça da Concórdia (R. Manoel Machado Pereira, 902, Pq. Valença 1 – Campo Grande – em frente à subprefeitura) – Região Noroeste
 
 
Dias 28 e 29/02 – Praça José Benelli (Av. Eng. Antônio Francisco de Paula Souza, 1908 – Vila Georgina Região Sul
 
 
Dias 01 e 02/03 – Praça João da Cruz Prates (Rua Geraldo Afonso de Souza, Jd. Monte Cristo) – Região Sul
 
 
Sair da versão mobile