Connect with us

Nossa Cidade

Funcionárias da Sanasa mobilizam colegas para ação solidária de Natal

Todos os anos, nesta época, as coordenadoras da Estação Produtora de Água de Reúso (EPAR Capivari II), Silvia Dias, e do Cadastro e Geoprocessamento Técnico, Márcia Coelho, mobilizam funcionários em uma ação solidária em prol das crianças e adolescentes atendidos pelo Serviço de Acolhimento e Proteção Especial à Criança e ao Adolescente (Sapeca). 
 
A divulgação ocorre sempre no início de novembro por e-mail, geralmente para um grupo de funcionários que demonstram interesse em participar. Junto com uma mensagem, as funcionárias publicam uma lista dos jovens acolhidos pela instituição. “Cada participante escolhe um nome para ser apadrinhado”, explica Márcia. 
 
A ação, neste ano, envolve 31 jovens, sendo 24 crianças, que são presenteadas com brinquedos, e sete adolescentes, contemplados com roupas ou calçados. “Os presentes dependem muito do que eles precisam, a instituição, antes de iniciarmos a ação, encaminha todas essas informações para que possamos nos organizar”, acrescenta Silvia. 
 
 As duas coordenadoras já são veteranas em promover e participar de ações solidárias. Além de atuar como voluntária no projeto Fraternidade Sem Fronteiras, que auxilia crianças e famílias em extrema vulnerabilidade no Brasil e na África, Silvia já foi “família acolhedora” do SAPECA e também desenvolveu atividades no Parque Oziel.  Márcia, por sua vez, já trabalhou em programas de atendimento a moradores de rua, tendo também atuado na ONG Hospitalhaços. 
 
“Ao participar dessas ações humanitárias, não estamos fazendo o bem apenas para os outros, mas para nós mesmos, pois nos fazem evoluir como seres humanos”, afirma Silvia. “Gosto muito de participar como voluntária em ações solidárias com crianças carentes. Se cada um fizer um pouquinho, conseguimos deixar cada uma delas mais feliz”, complementa Márcia. 
 
Todas as doações para o Sapeca são entregues a uma responsável pelo serviço de acolhimento que se encarrega de repassar os presentes durante a festa de Natal realizada na instituição. Neste ano, o evento será neste sábado, dia 16 de dezembro, com a presença dos acolhidos, ex-acolhidos e familiares (padrinhos e de origem). A psicóloga e coordenadora do Sapeca, Paula Westin, destaca a participação dos funcionários na arrecadação dos presentes. “É extremamente importante, tem um impacto enorme.” 
 
 
O que é o Sapeca
 
O Serviço de Acolhimento e Proteção Especial à Criança e ao Adolescente (Sapeca) cadastra famílias que acolhem, em suas residências, crianças e adolescentes afastados do convívio familiar por medida de proteção seja por motivo de abandono ou porque as famílias de origem encontram-se impossibilitadas de cumprir suas funções.
 
Enquanto esses jovens permanecem com as famílias acolhedoras, é feito um trabalho para o retorno ao convívio dos familiares de origem. Caso isso não seja possível, são encaminhados para adoção. Em Campinas, o Sapeca é vinculado à Secretaria de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos da Prefeitura municipal de Campinas.
Sair da versão mobile