Connect with us

Nossa Cidade

Furgão do CineSolar estará na Lagoa do São Domingos na próxima sexta, 12/04

O CineSolar, o primeiro cinema itinerante movido a energia solar do Brasil, estará na sexta-feira, 12 de abril, às 19h, na Lagoa do São Domingos, com várias atividades para todas as idades. Serão exibidos curtas-metragens infantis e a animação chinesa “Foodiverso – Uma Galáxia em Perigo”. A entrada é livre, não precisa de ingresso.

 

O CineSolar é viabilizado pelo ProAC (Programa de Ação Cultural), com patrocínio da CPFL Energia, apoio do Instituto CPFL e da Prefeitura Municipal de Campinas, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, e é realizado pela Brazucah Produções, Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo e Governo do Estado de São Paulo.

 

O furgão, uma estação móvel de ciências, arte, tecnologia, sustentabilidade e cultura de paz, é o protagonista responsável pela magia do CineSolar. O veículo é adaptado com as placas fotovoltaicas no teto e carrega todo o cinema: as cadeiras e as banquetas, os sistemas de conversão de energia e armazenamento, de som e projeção, incluindo a tela. Suas luzes coloridas, a decoração feita de material reciclado e os objetos com princípios de magnetismo e eletricidade (laser e bola de plasma) ensinam, de forma lúdica, como a luz do sol se transforma em energia elétrica.

 

A sessão em Campinas vai integrar as frentes Circuito CPFL, da qual o CineSolar faz parte, com a frente cultural CPFL Intercâmbio Brasil-China, através da exibição de um longa-metragem chinês. O Circuito CPFL 2024 será realizado em 95 cidades dos estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Norte, Ceará e Rio Grande do Sul. Além das sessões de cinema, que neste ano também contam com filmes que aproximam o Brasil da interessante e milenar cultura chinesa, serão promovidas 52 oficinas em escolas públicas, com linguagem audiovisual e técnica de animação em stop motion.

 

O CineSolar

 

Lançado pela Brazucah Produções, há 11 anos o CineSolar (linktr.ee/cine.solar) transforma espaços públicos e abertos em salas de cinema e já realizou cerca de 2300 sessões (com exibição de 220 filmes) e 690 oficinas para 341 mil pessoas de 700 cidades, de 23 estados e do Distrito Federal. O projeto, que cumpre 10 dos 17 ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável), já percorreu – com seus furgões Mahura e Tupã – mais de 302 mil quilômetros pelo país e atua com o objetivo de democratizar o acesso às produções audiovisuais (principalmente as nacionais), promover ações e práticas sustentáveis, a inclusão social e difundir a tecnologia da geração de energia solar.

 

Serviço

 

Sessões de Cinema

 

Data: Sexta-feira (12/04)

 

Horários: 19h – 1ª sessão: curtas-metragens infantis e ambientais

 

20h – 2ª sessão: ‘Foodiverso – Uma Galáxia em Perigo’

 

Entrada: livre – não precisa de ingresso

 

Atração: pipoca de graça e visita ao furgão do CineSolar

 

Local: Lagoa do São Domingos – Rua Juvenal de Oliveira, 1-251 – Jardim São Domingos – Campinas

 

Local em caso de chuva: CEI Pastor Billy Graham – Rua Juvenal de Oliveira, 45 – Jardim São Domingos

 

 

SINOPSES DOS FILMES

 

 

1ª sessão

 

‘De Onde Vêm os Dragões?’ – Direção: Grace Luzzi – São Paulo – 10 min – Animação/2020 – Livre

 

O amor de uma mãe é testado pela força, exigências físicas e emocionais de uma criança recém-nascida. Quando um dragão desperta, um plano de apoio é necessário…

 

 

‘O Gigante’ – Direção: Júlio Vanzeler e Luís da Matta Almeida – Portugal – 10 min – Animação/2012 – Livre

 

Um Gigante transporta no coração uma menina. O seu coração é uma janela imensa através da qual a menina descobre e decifra toda a realidade. De coisas assim é feito o “Crescer”. A partir de trajetos legados pelos pais, os filhos traçam as suas próprias rotas, com erros de interpretação, com desvios de perspectiva, mas que são seus e é com eles que têm de viajar. E um dia partem, levando a sacola, construindo o seu mundo sobre os mapas que um dia desenharam… levando no olhar o Sonho e principalmente Esperança.

 

 

‘Plantae’ – Direção: Guilherme Gehr – Rio de Janeiro – 10 min – Animação/2019 – Livre

 

Ao cortar uma grande árvore no interior da floresta, um madeireiro contempla uma inesperada reação da natureza. Uma reflexão sobre as consequências irreversíveis do desmatamento e da subjugação lamentável dos humanos aos demais seres da Terra.

 

 

‘O Véu de Amani’ – Direção: Renata Diniz – Brasil – 14 min – Drama – Livre

 

Audiodescrição e libras

 

Amani é uma garotinha que veio do Paquistão e agora mora no Brasil. Ao mudar de casa, a menina de origem muçulmana recebe um presente inesperado da sua nova amiga brasileira: um biquíni.

 

 

‘Lily’s Hair’ – Direção: Raphael Gustavo da Silva – Goiás – 14 min – Ficção/2019 – Livre

 

Audiodescrição, closed caption, libras

 

Lily é uma garota negra que não gosta de seus cabelos. Com a ajuda de Caio, seu amigo cadeirante, tenta ter os cabelos do jeito que sempre sonhou.

 

 

2ª sessão

‘Foodiverso – Uma Galáxia em Perigo’ – Direção: Liao Yu Chen – 89 min – China – Animação/2019 – Livre

 

O planeta Foodiverse está em perigo, Penny e seu melhor amigo Podge devem salvar o universo das garras de um malvado supervilão nesta aventura de ritmo acelerado para toda a família. Pegue seu capacete espacial e prepare-se para embarcar nesta fantástica aventura ambientada em uma galáxia distante feita inteiramente de comida: Fooddiverse. Quando um super vilão maníaco ameaça o planeta, nossos heróis Penny, o pequeno bolinho de massa, e Podge, o porco gordinho, se unem em uma missão intergaláctica para salvar sua casa.

 

Sair da versão mobile