Nossa Cidade
Gastronomia, artesanato, música, passeio ciclístico e trilhas são atrações da 8ª Feirata
A Fundação José Pedro de Oliveira realiza a 8ª Feirata – Feira da Mata de Santa Genebra, dia 9 de novembro, sábado, das 9h às 16h, na Praça Peroba-poca, que fica ao lado da sede da unidade de conservação, em Barão Geraldo.
A programação inclui barracas com produtos alimentícios, orgânicos, hortifrútis, gastronomia, venda de artesanato e de mudas de plantas. Haverá também espaço para música ao vivo, exposições, oficinas, brincadeiras, jogos, cultura, palestras sobre abelhas nativas sem ferrão, arte e debates sobre educação ambiental. O evento é gratuito e terá atividades para todas as faixas etárias, uma oportunidade para reunir a família e curtir a natureza.
Além da programação variada da Feirata, é possível participar de diversas atividades no interior da Mata de Santa Genebra, considerada a maior floresta urbana da Região Metropolitana de Campinas e é um refúgio de milhares de espécies da fauna e flora da Mata Atlântica. O passeio ciclístico por 9 km no interior da mata, com duração de aproximadamente 2 horas e meia, está entre as atividades preferidas do público que visita a Feirata todos os anos.
Na Mata também é possível participar de trilhas como a visita autoguiada, visita monitorada, em que não é preciso fazer inscrições, com exceção da Trilha em Campinas (programação completa abaixo). Dentro da Mata haverá também exposições e apresentações da Sanasa, Mata Ciliar e Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ) (programação abaixo). Durante as trilhas, os visitantes poderão conhecer o viveiro de mudas nativas, a Trilha do Jatobá, Borboletário, Trilha do Folclore, o Mini Pantanal da Sanã e o Meliponário (conjunto de colmeias de abelhas nativas sem ferrão).
Serviço
Feirata – Feira da Mata de Santa Genebra
Quando: sábado, 9 de novembro, das 9h às 16h.
Onde: Praça Peroba-poca – Rua Mata Atlântica, s/n, Bosque de Barão, distrito de Barão Geraldo, Campinas (praça ao lado da Mata de Santa Genebra).
As atividades, os conteúdos e a programação do evento ainda estão em processo de elaboração. Mais informações no site da Fundação José Pedro de Oliveira – FJPO: https://www.fjposantagenebra.sp.gov.br/
Programação das atividades de visitação guiada da 8ª Feirata:
9h – 11h – Mata Santa Genebra – Trilha em Campinas: descubra a Mata de Santa Genebra (com os biólogos Julia e Mateus – condutores do ICMBio): caminhada de 5 km, com duração de aproximadamente 2 horas. Roteiro: Laguinho da Sanã, Trilha dos Canxins, Marco Central, Borboletário e Trilha do Jatobá. Concentração: 8h30 às 9h. Saída para a caminhada: 9h.
Público: Jovens, adultos e crianças a partir de 15 anos (podendo levar mais novos se estiverem acostumados a fazer trilhas). Atividade paga – valor: R$ 20 por pessoa – vagas limitadas.
Atenção: recomenda-se o uso de roupas confortáveis para caminhada, uso de protetor solar, repelente para insetos e levar garrafa de água para beber. É obrigatório o uso de calça comprida e calçado fechado.
Inscrições: (19) 99853-8493 ou @anaturezaguiada
9h30-15h – Visita autoguiada na Mata Santa Genebra: caminhada autoguiada pelas trilhas da mata. Os monitores estarão à disposição para esclarecimento de dúvidas apenas na sede da Fundação José Pedro de Oliveira.
Atrativos e roteiros: Viveiro de mudas nativas, Trilha do Jatobá, Borboletário, Trilha do Folclore, Laguinho da Sanã e Meliponário. Recomenda-se o uso de roupas confortáveis para caminhada, calça comprida e calçado fechado, uso de protetor solar, repelente para insetos e levar garrafa de água para beber.
Público: interessados em geral. Atividade gratuita. Não é necessário fazer inscrição.
9h30-14h30 – ARIE Mata Santa Genebra – Exposição “Fauna Sinantrópica e Animais de importância em Saúde” (Unidade de Vigilância de Zoonoses – UVZ – Secretaria Municipal de Saúde): Animais silvestres, nativos ou não, que conseguem se adaptar ao convívio próximo aos seres humanos são chamados de animais sinantrópicos. A UVZ traz uma exposição de amostras de morcegos, serpentes, aranhas, carrapatos e insetos de importância em saúde. Orientações sobre prevenção de zoonoses e acidentes com animais peçonhentos e entrega de panfletos.
Aberto ao público da visita autoguiada. Público: interessados em geral. Atividade gratuita. Não é necessário fazer inscrição.
9h30 – 15h – Mata Santa Genebra – Programa Casa e o Ciclo da Água no Saneamento (Equipe Casa/ Sanasa): O programa Casa trará as unidades móveis de uso consciente da água e de lançamento consciente do esgoto. Será apresentado o sistema de abastecimento de água e esgotamento sanitário, assim como equipamentos e dispositivos que inibem desperdícios de água e preservam o sistema de esgoto domiciliar e público. Pretende-se, sobretudo, prestar esclarecimentos sobre hábitos e atitudes que possam colaborar com o bom funcionamento do sistema público e com as instalações prediais de seu imóvel.
Aberto ao público da visita autoguiada. Público: interessados em geral. Atividade gratuita. Não é necessário fazer inscrição.
9h30 – 15h – Totem de fotos/lembranças – o visitante pode levar uma lembrança da Feirata. Fotos personalizadas e impressas na hora. Fotos Martins (Carlos Alberto Martins). Instagram e Facebook: @ondeforfotos.
9h30 – 15h – Projeto De Olho nos Rios – Associação Mata Ciliar (AMC) e Petrobras. O Projeto De Olho nos Rios é uma iniciativa da Associação Mata Ciliar em parceria com a Petrobras, que visa a promoção da participação comunitária na gestão dos recursos hídricos, incentivando a adoção de práticas para a recuperação de áreas degradadas e conservação de áreas naturais, como fontes de sequestro de carbono e proteção da fauna silvestre. A AMC traz para a Feirata conteúdos de Educação Ambiental para crianças e adultos: exposição de sementes de espécies nativas, exposição de pegadas de animais silvestres, confecção de máscara de lobinho, brincadeiras e jogos sensibilizando para a conservação do Lobo-guará, mascote do projeto e desenhos para colorir.
Aberto ao público da visita autoguiada. Atividade gratuita. Não é necessário fazer inscrição.
8h – 10h30 – Passeio ciclístico – Percurso: 9 km, com duração de aproximadamente 2 horas e meia
Concentração: 7h45 às 8h.
Saída para o passeio: 8h.
Local: Sede da Mata de Santa Genebra – Rua Mata Atlântica, 447, Bosque de Barão, Barão Geraldo, Campinas.
Público: Jovens, adultos e crianças a partir de 10 anos de idade – Atividade paga (R$ 10 por pessoa) – Vagas limitadas –
acesse: https://www.passeionamata.com.br/passeiociclistico
Sobre a Mata de Santa Genebra
A Área de Relevante Interesse Ecológico Mata de Santa Genebra (ARIE) Mata de Santa Genebra é uma unidade de conservação federal, que tem gestão compartilhada entre a Fundação José Pedro de Oliveira (FJPO) e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).
Com 251 hectares, é considerada a maior floresta urbana da Região Metropolitana de Campinas. Além de se constituir como um refúgio para a fauna e flora nativa, a Mata é um local privilegiado para atividades de uso público, educação ambiental e pesquisa.