Connect with us

Nossa Cidade

GentiLAB articula criação da Rede Paulista de Laboratórios de Inovação

O GentiLAB, Laboratório de Inovação em Gestão de Pessoas da Prefeitura de Campinas, ligado à Secretaria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas, está participando da articulação de criação de uma rede estadual de laboratórios de inovação no setor público chamada Rede InovaLab SP – Rede Paulista de Laboratórios de Inovação.

A Rede abrangerá órgãos e entidades dos três poderes da Administração Pública do Estado de São Paulo nos âmbitos federal, estadual e municipal, por meio de mecanismos de cooperação e da implementação de ações conjuntas e de apoio mútuo, visando o fortalecimento, a ampliação e o aprimoramento da cooperação técnica entre os laboratórios participantes.

A Rede será formalizada por meio da assinatura de um Termo de Cooperação Técnica entre a Prefeitura de Campinas e o Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região (TRT 15). Os demais participantes se juntarão à Rede com a celebração de um Termo de Adesão. “O Termo de Cooperação Técnica foi desenvolvido pelo GentiLAB em parceria com os demais laboratórios, de maneira cooperativa, por meio de reuniões online realizadas nos últimos meses”, disse Victor Lobo, do GentiLab.

Ainda segundo Lobo, a criação da Rede será muito importante para promover o intercâmbio de experiências e informações entre os laboratórios da região e do estado. Além disso, também serão desenvolvidas ações conjuntas para estimular a inovação e gerar valor para a Administração Pública.

Entre as atividades planejadas para a Rede estão a promoção de estudos e ações conjuntas para a solução de desafios e problemas de interesse comum aos órgãos participantes, que envolvam a aplicação ou o desenvolvimento de práticas inovadoras no âmbito do setor público.

Laboratórios que demonstraram interesse em participar da Rede, até o momento:

◦ Co.Labora 15, Laboratório de Inovação e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região;
◦ CriaSP, Laboratório de Inovação da Escola de Governo do Estado de São Paulo;
◦ ESAP-Lab, Laboratório de Criatividade e Inovação no Setor Público da Prefeitura de Guarulhos;
◦ Francolabs, Laboratório de Projetos e Inovação de Franco da Rocha;
◦ GaroaLab, Laboratório de Inovação do Tribunal de Justiça Militar do Estado de São Paulo;
◦ GentiLAB, Laboratório de Inovação em Gestão de Pessoas da Prefeitura de Campinas;
◦ iJuspLab, Laboratório de Inovação da Justiça Federal de São Paulo;
◦ iLabTRF3, Laboratório de Inovação do Tribunal Regional Federal da 3ª Região;
◦ Inov@TJSP!, Laboratório de Inovação do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo;
◦ Lab11, Laboratório de Inovação Pública da Prefeitura de São Paulo;
◦ LABORA, Laboratório de Governo e Políticas Públicas de Osasco;
◦ LIGA, Laboratório de Inovação em Governo Aberto de Mogi das Cruzes;
◦ SampaLab, do Tribunal Regional Eleitoral do Estado de São Paulo.

Sair da versão mobile