Nossa Cidade
Gestão de Pessoas fará entrega de Prêmio Gente que Inova nesta quarta, 24
A Secretaria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas da Prefeitura de Campinas fará a entrega da segunda edição do Prêmio Gente que Inova nesta quarta-feira, 24 de abril, às 14h. Serão 12 servidores premiados, três servidores por categoria, em quatro categorias diferentes. Foram inscritos 74 projetos e 53 homologados.
“O Prêmio Gente que Inova já é uma iniciativa aguardada no seu segundo ano de realização e nós ficamos muito felizes de anunciar os vencedores do prêmio deste ano. O prêmio está integrado em uma rede de inovação nacional cujo a parceria foi formalizada em março com a entrada do município de Campinas na Rede Nacional de Inovação, Conexão e Inovação Pública”, disse a secretária de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas, Eliane Jocelaine Pereira.
Segundo Eliane, o prêmio agora permite que todos os servidores participantes possam ter suas ações, seus projetos, seus programas, as políticas públicas tornadas visíveis em âmbito nacional.
“Para nós é algo extremamente positivo pois este é o efeito da inovação que nós queremos no serviço público: o reconhecimento e a valorização de quem faz a política pública no estado, que são os servidores públicos, e o efeito positivo no atendimento do cidadão com a ampliação da eficiência e da gama de serviços públicos cada vez mais inovadores na nossa cidade”, completou.
De acordo com Victor Lobo, um dos responsáveis pelo Gente que Inova, um dos objetivos do prêmio é dar visibilidade a esses projetos para todos da Prefeitura. “Temos projetos muito importantes e inovadores sendo desenvolvidos aqui na Prefeitura e às vezes os próprios servidores não conseguem ter conhecimento sobre isso”, disse Victor Lobo. “As comissões avaliadoras foram formadas por servidores externos de todas as esferas públicas do país. Ficamos muito felizes pelas considerações feitas por eles de que a Prefeitura de Campinas está desenvolvendo iniciativas muito inovadoras e que podem servir de inspiração em outros entes públicos fora da nossa municipalidade, um dos responsáveis pelo Gente que Inova”, completou.
Finalistas
Neste ano, o prêmio contou com quatro categorias:
- Promoção à Saúde
- Inovação
- Políticas Afirmativas
- Promoção à Educação
Com a premiação, a Prefeitura busca reconhecer e valorizar os servidores que contribuem para o aprimoramento das ações do poder público com eficiência, eficácia e efetividade das políticas públicas; para a elaboração e implementação de políticas públicas afirmativas, que fomentem a diversidade e as práticas de inovação de gestão municipal e melhoria das práticas já existentes.
Na categoria Inovação, os três projetos finalistas são:
- Sistema Web PCA – https://pca.campinas.sp.gov.br
- Portal de Regularização Fundiária Urbana – Reurb Campinas
- Saúde Digital SUS Campinas: o relato da experiência da implantação de ferramentas digitais para ampliação do acesso e qualificação assistencial: desafios e resultados alcançados.
Na Promoção à Educação, nova categoria na premiação, estão concorrendo:
- Programa de Educação em Debate
- EducaTV: a implantação de uma TV Educativa na cidade de Campinas
- Formação e Cuidado de servidores em terapia comunitária integrativa para o cuidado da comunidade no território em que atuam
Já os projetos finalistas na categoria Promoção à Saúde são:
- Estratégia para aumento do número de notificações realizadas por equipe de atenção primária à saúde sobre doenças relacionadas ao trabalho
- Acolhimento da demanda espontânea: estratégias para garantir equidade em saúde, ampliar a resolutividade da equipe e reduzir tempo de espera
- Grupo fôlego para vida – tratamento em grupos virtuais para auxiliar pacientes na cessação do tabagismo os centros de saúde Vila Ipê e centro de saúde Parque da Figueira
Na última categoria, de Políticas Afirmativas, os três finalistas são:
- Projeto Ubuntu
- A saúde da população negra importa! Implementação do Plano Municipal de Políticas de Promoção da Igualdade Racial do Eixo Saúde (T LAMPIR)
- Política Feira da Mulher Empreendedora