Nossa Cidade
Gestão de Pessoas forma mais duas turmas no Lidera; já são 230 formados
Servidores de mais duas turmas se formaram no Lidera – Programa de Mentoria para Lideranças Públicas, criado em 2023. Ao todo, já são 230 profissionais da Prefeitura formados na mentoria desenvolvida pelo Gentilab, Laboratório de Inovação em Gestão de Pessoas da Prefeitura de Campinas, ligado à Secretaria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas.
Os servidores das duas turmas que concluíram a formação são das secretarias de Administração, Assistência Social, Clima, Cultura e Turismo, Educação, Finanças, Gestão e Desenvolvimento de Pessoas, Gestão e Controle, Governo, Planejamento e Desenvolvimento Urbano, Serviços Públicos e Saúde, além da Fumec e do Camprev.
Quando foi criado, o programa era voltado exclusivamente para secretários, diretores, coordenadores ou servidores com algum cargo de gestão. Porém, a partir deste ano, o Lidera permitiu também a participação de servidores sem cargos de gestão quisessem se aperfeiçoar ou ainda os que almejam possuir cargos de liderança no futuro.
“Abrir o Lidera para servidores que não são gestores foi muito positivo. É importante ter essa troca de conhecimento entre diferentes áreas e esta é uma formação muito rica que tem atraído muitos servidores”, disse a secretária de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas, Eliane Jocelaine Pereira.
Débora Alves Carvalho de Almeida, enfermeira que atua em um Caps AD, conta que a mentoria foi importante não só para a sua vida profissional, mas também para a pessoal. Ela destaca, entre os temas abordados, autoconhecimento, inteligência emocional e gestão de tempo entre os que mais importantes para o seu crescimento.
“A forma como o curso foi conduzido foi muito boa, com encontros semanais e dinâmicos, com teoria e exercícios práticos, o que tornou mais fácil fixar o aprendizado e aplicar o trabalho e na vida social”, disse “Eu consegui organizar melhor o processo de trabalho, a elencar prioridades e delegar mais”, completou Débora.
O último encontro, realizado no TRT 15 (Tribunal Regional do Trabalho) foi conduzido por Caio Sakamoto, que utilizou a metodologia IDM (Innovation Decision Mapping) criada pelo brasileiro Eurico Gushi para facilitar reuniões produtivas de negócios, para solução de problemas, inovação ou aprimoramento pessoal. “A vantagem da metodologia é a simplicidade, clareza e rapidez com que é tomada decisões sobre assuntos complexos e difíceis. É uma forma de conduzir reuniões produtivas e proporcionar o protagonismo dos participantes na realização dos objetivos”, conta.
Sakamoto diz se sentir feliz em poder participar do Lidera e contribuir com o desenvolvimento das habilidades de liderança que poderão ser usadas no serviço público e na vida pessoal dos profissionais. “Percebo o interesse genuíno dos participantes em agregar valor às equipes e cidadãos. Pessoas que aprendem, se aperfeiçoam continuamente e aplicam as novas habilidades no dia a dia, conseguem realizar um serviço de maior qualidade”, completou.
Lidera
O Lidera é um programa de mentoria em grupo, no qual os mentores serão os próprios servidores, que, depois de receberem orientações técnicas sobre as ferramentas de liderança, vão compartilhar sua experiência de gestão para cada tema pré-definido.
O conteúdo do programa é dividido em três grandes temas:
– Autoliderança – desenvolvimento de metas pessoais e profissionais, valores, autoconhecimento e equilíbrio emocional;
– Gestão de equipes – comunicação eficaz, feedback, análise de perfis comportamentais e gestão de conflitos;
– Ferramentas de gestão – técnicas de gestão do tempo, diagnóstico e análise de cenários, planejamento estratégico e análise de processos.
Mais informações estão disponíveis na página do Gentilab, no Portal da Prefeitura, em https://campinas.sp.gov.br/sites/souservidor/programa-lidera.