Nossa Cidade
Gestão de Pessoas inicia projeto-piloto de ginástica laboral na Prefeitura
O Departamento de Promoção à Saúde do Servidor (DPSS) de Campinas iniciou, nesta segunda-feira, 6 de fevereiro, o projeto-piloto de ginástica laboral para servidores que atuam no prédio onde funciona o próprio departamento, a Escola de Governo e Desenvolvimento do Servidor (EGDS) e a Ouvidoria do Município.
Cerca de 30 servidores estão participando da atividade, desenvolvida no período da manhã e da tarde.
“Eu adorei a iniciativa do projeto laboral, senti que foi um gatilho para muitos dedicar um tempo para sua saúde no trabalho”, disse Alice Cristina Ricardo, da EGDS. “Conhecer pessoas novas, de outras áreas, faz bem, vai além do exercício físico, acredito que faça bem mentalmente também”, concluiu.
Outra servidora, do Devisa, Ana Carla F. Ferreira de Sá, também aprovou a iniciativa. “Essa iniciativa poderá auxiliar na sensibilização dos trabalhadores da necessidade de fazer exercícios preventivos de doenças ocupacionais e também como incentivas a pratica de exercícios físicos para a qualidade de vida”, disse.
Com o projeto, a equipe visa prevenir doenças ocupacionais, como LER/DORT; promover alívio de tensões musculares e bem-estar e qualidade de vida no trabalho; diminuir o nível de estresse físico e mental; melhorar a saúde funcional dos servidores.
“Começamos o projeto com servidores que atuam aqui no prédio, mas nosso objetivo é expandi-lo para outras unidades”, disse Aline Freitas, do DPSS. “Os servidores que estiverem aqui para exame ocupacional ou por outras razões também podem participar”, completou.
Como resultados, a expectativa é que com a ginástica laboral nos locais de trabalho seja possível melhorar as habilidades e competências funcionais dos servidores; melhorar o desempenho e satisfação com o trabalho e diminuir o índice e o impacto de afastamentos por doenças de cunho osteomusculares.