Nossa Cidade
Gestão de Pessoas promove formatura de mais 49 jovens aprendizes do Vibe
A Secretaria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas promoveu, nesta sexta-feira, 22 de setembro, a formatura de 49 jovens do programa Vibe. O evento aconteceu no Salão Vermelho e contou com a presença dos orientadores dos aprendizes. As palavras que mais marcaram o encontro foram gratidão e aprendizado. Criado em 2021, o Vibe tem como objetivos estimular o desenvolvimento dos jovens aprendizes e contribuir para a formação profissional e acesso ao mercado de trabalho.
O jovem Lucas dos Santos Valestre subiu ao palco e, representando seus colegas, falou sobre a importância do programa. “Dessa experiência eu levo muito aprendizado. É um lugar onde eu me desenvolvi, desempenhei minhas funções e consegui desenvolver minha habilidade de comunicação”, disse. “Tenho certeza que com tudo que aprendemos aqui cada um vai chegar onde quiser”, completou.
Valestre, citando filósofos gregos, além do brasileiro Clovis de Barros Filho e o alemão Fredrich Nietzsche, falou sobre a felicidade. “Na filosofia grega, a felicidade consiste em ser feliz onde você está, querer que aquele momento não acabe. Mas infelizmente alguns ciclos terminam para que outros comecem”, completou.
Os sonhos e os projetos para o futuro também estão presentes nas formaturas dos jovens do Vibe. Kemilli Carollini Oliveira Silva quer estudar e passar em um concurso público para voltar a atuar na Prefeitura. “Eu agradeço a oportunidade que tive de aprender e crescer profissionalmente. Levo todas as experiências que vivi aqui como um grande aprendizado”, disse.
Conselhos para quem sai
“Estudem”. Este é o conselho que o diretor de Administração em Gestão de Pessoas, Cleber Rodrigues. O Vibe faz parte da diretoria que fica sob sua gestão. “Gostaria que vocês absorvessem todos os conselhos que foram dados aqui hoje. Cada orientação vai auxiliar na vida de vocês”, disse.
Para Márcia Gomes, orientadora da jovem Yasmin, falou da mudança dos aprendizes durante o período que ficam na Prefeitura. “É ótimo ver como vocês mudam e amadurecem em tão pouco tempo. É uma experiência gratificante”, disse. “Como disse o Cleber, vocês levam um pouco da gente e deixam um pouco de vocês”, concluiu.
Após a formatura, os jovens são acompanhados pela Secretaria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas durante 1 ano. Neste período, eles são encaminhados para vagas de emprego oferecidas por parceiros e também podem participar dos cursos promovidos pela EGDS (Escola de Governo e Desenvolvimento do Servidor).
Vibe
O programa Vibe está sendo desenvolvido em quatro pilares: – Direitos Humanos e Respeito às Diferenças; – Valorização da integração interpessoal no trabalho; – valorização das atribuições e tarefas que serão exercidas; e – Busca pelo aprendizado e qualificação.
Participam jovens aprendizes com idade a partir de 16 anos e permanecem no programa por 1 ano e 5 meses.
Para os jovens, o Vibe visa promover a valorização das aptidões e interesses; maior integração; capacitações, cursos e palestras; serviço de acolhimento e escuta qualificada; e o selo “Vibe Aprendizado”, certificando a passagem do jovem pelo programa.
O Vibe também tem ações voltadas para os orientadores e para as empresas, que receberão o selo “Vibe Parceiros” quando promoverem algum tipo de incentivo aos jovens – como concessão de bolsas de estudos – e também para as que os contratarem depois que saírem do programa.