Connect with us

Nossa Cidade

Gestão de Pessoas recepciona 30 jovens aprendizes do programa Vibe

 

A secretária de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas, Eliane Jocelaine Pereira, recepcionou, na manhã desta terça-feira, 6 de setembro, mais 30 jovens aprendizes do programa Vibe (Vivências, Integração, Bem-Estar e Educação Profissional). Eles vão atuar na Prefeitura por até 1 ano e meio.

“Cada turma que chega a gente celebra muito, porque vocês são colaboradores importantes aqui. Tê-los conosco é uma oportunidade rica e de muita de troca de experiências e de conhecimento”, disse a secretária. “Aproveitem, façam contatos e amizades, e escolhas que agreguem”, completou.

O Vibe foi criado em 2021 e visa promover ações que estimulem o desenvolvimento humano e contribuam na formação efetiva profissional. O programa também busca auxiliar no acesso ao mercado de trabalho.

Lucas dos Santos, de 16 anos, disse que estava ansioso antes do evento. “Minha expectativa é muito grande. Quando cheguei aqui e vi essa recepção, eu me senti mais aliviado e confortável com o ambiente. Gostei muito do jeito que fomos recebidos”, disse.

Eric Henrique Cardoso de Oliveira já concluiu o período de formação dele no Vibe, mas passou para deixar uma mensagem para os jovens que estão chegando. “O período que eu fiquei aqui foi fantástico. Aproveitem cada momento, cada oportunidade”.

Outro testemunho foi do diretor Administrativo de Gestão de Pessoas, Cleber Rodrigues, que começou sua jornada na Prefeitura como Jovem Aprendiz. “Eu cheguei aqui com 13 anos e hoje estou aqui, cuidado de um projeto tão especial, voltado para vocês. Meu conselho é: aproveitem, apropriem-se de todos os assuntos, sejam curiosos, tenham sempre interesse em saber e em aprender”.

Vibe

O programa Vibe está sendo desenvolvido em quatro pilares: Direitos Humanos e Respeito às Diferenças; Valorização da integração interpessoal no trabalho; Valorização das atribuições e tarefas que serão exercidas; e Busca pelo aprendizado e qualificação.

Participam jovens aprendizes com idade a partir de 16 anos, que permanecem no programa por 1 ano e 5 meses.

Para os jovens, o Vibe visa promover a valorização das aptidões e interesses; proporcionar maior integração; capacitações, cursos e palestras; serviço de acolhimento e escuta qualificada. Ao final, os adolescentes recebem o selo “Vibe Aprendizado”, certificando a passagem do jovem pelo programa.

O Vibe também tem ações voltadas para os orientadores e para as empresas, que receberão o selo “Vibe Parceiros” quando promoverem algum tipo de incentivo aos jovens – como concessão de bolsas de estudos – e também para as que os contratarem depois que saírem do programa.

Sair da versão mobile