Connect with us

Nossa Cidade

Gestão e Controle faz reunião com grupo do Programa Nacional de Prevenção à Corrupção

A Coordenadoria Setorial de Auditoria, Controle e Monitoramento da Secretaria Municipal de Gestão e Controle realizou nesta segunda-feira, 4 de setembro, na sede da Escola de Governo e Desenvolvimento do Servidor (EGDS), a primeira reunião técnica do Programa Nacional de Prevenção à Corrupção (PNPC). O evento contou com a participação de 22 representantes de várias secretarias municipais e de órgãos da Administração Indireta, que foram orientados sobre os detalhes do programa e os respectivos papéis de atuação.

O PNPC consiste numa Plataforma que auxilia na verificação e atualização das melhores práticas de prevenção à corrupção, com o objetivo de reduzir os níveis de fraude e corrupção a partir de medidas preventivas e não punitivas. Campinas aderiu ao PNPC em 2021. 

A auditora de Controle Interno, Nadine Costa, avalia que a reunião foi bem-sucedida, com um grande comprometimento dos representantes presentes.  “Daremos todo o apoio para o sucesso na estruturação do programa”, disse ela.

O titular da Secretaria de Gestão e Controle, Professor Alberto, afirma que 

a nova coordenação do programa está empenhada em fornecer o melhor assessoramento do Programa Nacional de Prevenção à Corrupção. “Este trabalho fornecerá grandes frutos não só para a Prefeitura mas, principalmente, para os munícipes desta cidade”, destaca Professor Alberto.

Programa

O PNPC é uma proposta adotada pela Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (Enccla), com coordenação e execução da Rede de Controle nos Estados, patrocinada pela Controladoria-Geral da União (CGU) e pelo Tribunal de Contas da União (TCU).

O Programa é voltado a todos os gestores das organizações públicas (das três esferas de governo e dos três poderes em todos os estados da federação) e tem o objetivo de reduzir os níveis de fraude e corrupção no Brasil a patamares similares aos de países desenvolvidos. 

Por meio de uma plataforma de autosserviço on-line contínua, o gestor tem a oportunidade de avaliar sua instituição, descobrindo previamente os pontos mais vulneráveis e suscetíveis a falhas. A partir desse diagnóstico, ele tem acesso a um plano de ação específico que apresentará sugestões e propostas adequadas às necessidades da sua entidade.  

Sair da versão mobile