Nossa Cidade
Gestores da Prefeitura participam de formação sobre teletrabalho
A Secretaria Municipal de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas promoveu, na terça e quarta-feiras, 3 e 4 de outubro, uma formação sobre teletrabalho para os gestores da Prefeitura. Para os 60 profissionais foi apresentado o fluxo de registro de atividades na plataforma Redmine, etapa obrigatória no processo.
“Os gestores que estão participando das formações serão os multiplicadores deste conhecimento para os mais de 400 servidores aptos a participar da fase experimental do teletrabalho na administração direta”, disse Célia Regina Fialho Bortolozo, responsável pelas formações que estão sendo realizadas durante o Programa Piloto de Teletrabalho.
Segundo Célia, é essencial a participação desses profissionais nas atividades de formação. “Os gestores têm que compreender todo o processo, porque é a partir deste projeto-piloto que o teletrabalho será de fato implantado na Administração Municipal.”
A próxima formação será nos dias 10 e 11 de outubro, e atenderá o restante dos gestores das 75 unidades participantes.
O fluxo de implantação do Programa de Trabalho é gerido pela Secretaria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas de Campinas, por meio do Comitê Gestor do Teletrabalho, que está realizando reuniões com todas as secretarias municipais participantes do piloto.
Aprovação
Lívia Ramos, da Secretaria de Finanças, participou da formação e aprovou. “O que antes era apenas uma ideia, em poucos meses, por meio do curso e das orientações do Comitê Gestor, foi possível concretizar em um plano de metas, com parâmetros de qualidade e quantidade, de forma a melhorar a entrega do trabalho que já é feito de forma presencial”, disse. “Estou muito feliz por poder participar desse momento histórico para a Prefeitura, em que uma nova realidade vai ser feita de forma regulada e atendendo, sempre, ao princípio da eficiência no serviço público”, completou
Decreto
O decreto teve início com os estudos do Grupo Intersetorial (GIE) e foi consolidado pelo Comitê Gestor de Teletrabalho instituído pela Secretaria Municipal de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas, para a implantação do teletrabalho.
Regras
São consideradas atividades que permitem o regime de teletrabalho aquelas que podem ser realizadas de forma remota, fora das dependências físicas da unidade de trabalho, e cuja realização e mensuração podem ser feitas por meios telemáticos.
Não poderão aderir atividades que realizem atendimento presencial às pessoas; necessitem de atendimento e contato presencial com animais; utilizem maquinários, ferramentas ou outros bens patrimoniais que não possam ser retirados ou deslocados da unidade de trabalho para o local de trabalho remoto; exerçam funções de vigilância ou segurança patrimonial; e envolvam trabalhos de campo e visitas externas em caráter geral, cuja execução se realize fora dos prédios e dependências físicas da Prefeitura Municipal de Campinas.
O Comitê Gestor do Teletrabalho definirá e regulará os processos de adesão e execução do teletrabalho pelos servidores e empregados públicos em suas respectivas unidades de trabalho, observando as necessidades específicas de cada órgão e as disposições do decreto durante a vigência do programa, inicialmente previsto para 12 meses em caráter de projeto-piloto.
O fluxo de implantação do Programa de Trabalho será gerido pela Secretaria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas de Campinas, que realizará reunião com as outras secretarias municipais.